Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de novembro de 2012

Prêmio Açorianos: A primeira vez que eu vi meu pai


O livro de Márcia Leite, ilustrado por Joãocaré e com o design e capa editorados por Juliana Dischke, é finalista das categorias Capa e Projeto Gráfico do Prêmio Açorianos de Literatura 2012.
Finalista de duas categorias do Prêmio Açorianos de Literatura 2012, Capa e Projeto Gráfico, o livro A primeira vez que eu vi meu pai (Artes e Ofícios, 2012) conta com as ilustrações e projeto gráfico de João Carlos Camargo Guimarães (Joãocaré), e capa e também projeto gráfico de Juliana Dischke. Os dois trabalham há alguns anos juntos e já foram finalistas da categoria Projeto Gráfico no Prêmio Açorianos de 2009, com o livro De carona, com nitro, de Luís Dill.

Na orelha da obra que desenha o diálogo entre dois meninos e suas relações com a figura dos pais, o ilustrador, músico e professor Joãocaré relata que um de seus filhos foi morar com ele exatamente durante a confecção do projeto. Convidou-o então para servir de modelo para as ilustrações e fotos que compõem a história dos dois meninos na trama. Tudo em casa. "As imagens do livro acabaram virando uma mistura de fotocolagem digital e rabiscos de pen&touch, com a intenção de lembrar aqueles rabiscos que a gente faz no caderno durante uma aula que nos faz viajar para outros lugares", apresenta ele.

Juliana Dischke é finalista em dobro: é autora da capa e assina também o projeto gráfico. E, além disso, concorre à categoria Capa por mais outro título, Bola de sebo (Artes e Ofícios, 2011), de Guy de Maupassant.