Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de novembro de 2012

Secretaria promove formação em educação musical

Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Doutora em educação musical, Jusamara Vieira Souza foi a palestrante Doutora em educação musical, Jusamara Vieira Souza foi a palestrante
Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Evento continua sexta-feira, com apresentações e trabalhos de alunos Evento continua sexta-feira, com apresentações e trabalhos de alunos
Na tarde desta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu início ao 1º En(Canto) Musical com a palestra “Contribuições da educação musical para a integralidade da educação”, ministrada pela doutora Jusamara Vieira Souza. Viabilizada pelo Cidade Escola, proposta de educação integral da Smed, a atividade reuniu professores, acadêmicos e oficineiros do projeto no auditório da Fundação de Esportes e Cultura do Sport Club Internacional (Feci). O evento terá sequência sexta-feira, 23, no Ginásio Gigantinho, com apresentação de números musicais e trabalhos das escolas que participam do Cidade Escola. (fotos)
A palestra teve início com a recepção dos participantes pelo presidente da Feci, Cesardo Júlio Vignochi, da coordenadora do Cidade Escola, Maria Cristina Garavelo, e da coordenadora dos Centros Musicais da Smed, Cristina Rolim Wolffenbüttel. “Inicia aqui um grande evento, em que queremos que nossos alunos vão além, não fiquem na mesmice. A música, pelo seu encantamento e contentamento, é parte da grande potencialidade da educação integral”, afirmou Maria Cristina. Já Cristina Rolim ressaltou a importância da formação para a reflexão. “É um momento em que nos dispomos a parar para refletir sobre o que fazemos em nossas atividades nas escolas”, afirmou.
Já em sua explanação, Jusamara, que é doutora em educação musical e mantém grupo de pesquisa sobre o tema na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), dissertou sobre o processo do ensino por meio da música e do seu papel no processo de integralização das escolas. Ela destacou a configuração do ensino musical em cinco eixos (vocal, instrumental, composição, interdisciplinar e “falar sobre”) e sustentou que os alunos devem passar por todos eles. “Anos atrás, entendia-se que música era só canto e coral, e agora percebe-se que é um movimento muito mais complexo, que ser professor da área não é algo fácil”, afirmou. “Estamos aqui para um diálogo, para conhecer e discutir tudo o que é possível fazer com a música na educação integral, principalmente a inclusão”, concluiu, lembrando que a arte pode e deve ser realizada com todos os alunos.
Apresentações - Nesta sexta-feira, 23, durante os turnos da manhã e da tarde, o Gigantinho será tomado por alunos das mais de quarenta escolas municipais que integram o Cidade Escola. Na quadra, será montado palco que abrigará apresentações das oficinas de música e canto das instituições, como corais, orquestras de flautas, de violões, de percussão, de violino e rodas de capoeira, entre outras, além de bandas marciais que se apresentarão na pista. Também serão montados estandes na quadra do ginásio, nos quais cada escola exibirá trabalhos realizados graças ao projeto. Ao todo, participarão do evento mais de quatro mil crianças.
Cidade Escola - Projeto de ampliação do atendimento de estudantes, em tempo integral, por meio de atividades complementares, com professores municipais e de instituições conveniadas, realizando o atendimento nas próprias escolas ou nas sedes recreativas. São ministradas oficinas de atividades culturais, ambientais e esportivas para jovens de seis a 16 anos, com a finalidade de promover uma formação mais ampla ao aluno.


/educacao
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.