Foto: Ivo
Gonçalves/PMPA
Atividades do Cidade Escola envolvem alunos de mais de 40 escolas municipais
Atividades do Cidade Escola envolvem alunos de mais de 40 escolas municipais
A palestra de formação que será oferecida a professores e educadores na quinta-feira, a partir das 14h, terá como tema “Contribuições da educação musical para a integralidade da educação”. A atividade, que ocorrerá no auditório da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci), localizado no Gigantinho, terá como ministrante a Dra. Jusamara Vieira Souza, que pesquisa sobre o tema na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Já na sexta-feira, durante os turnos da manhã e da tarde, o ginásio será tomado por alunos das mais de quarenta escolas municipais que integram o Cidade Escola. Na quadra, será montado palco que abrigará apresentações das oficinas de música e canto das instituições, como corais, orquestras de flautas, de violões, de percussão, de violino e rodas de capoeira, entre outras, além de bandas marciais que se apresentarão na pista. Também participarão integrantes de instituições parceiras do projeto, conveniadas à Smed para propiciar oficinas no turno inverso a estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME), que também levarão ao palco diversas ações.
Em paralelo às apresentações, também serão montados estandes na quadra do Gigantinho, nos quais cada escola poderá exibir trabalhos realizados graças ao Cidade Escola. Nestes espaços, por meio de banners, fotos, vídeos e maquetes, as escolas mostrarão ações que abrangem artesanato, letramento, atividades dos Laboratórios de Inteligência do Ambiente Urbano (Liau), da Robótica Escolar, das rádios escolares, entre outros. As cerca de duas mil crianças que visitarão a mostra em cada um dos turnos poderão transitar livremente pelos estandes, conhecendo as propostas.
Para a coordenadora do Cidade Escola, Maria Cristina Garavelo, o evento terá papel importante na divulgação de toda a diversidade do projeto. “Será a primeira vez que reuniremos, em um mesmo local, todas as escolas que participam do Cidade Escola”, explica, lembrando que as escolas já realizam mostras e apresentações de forma isolada. “Além disso, dará visibilidade também à forma como a Smed está implementando a integralidade nas escolas municipais, explorando todas as potencialidades da iniciativa”, conclui.
Cidade Escola – Projeto de ampliação do atendimento de estudantes, em tempo integral, por meio de atividades complementares, com professores municipais e de instituições conveniadas, realizando o atendimento nas próprias escolas ou nas sedes recreativas. São ministradas oficinas de atividades culturais, ambientais e esportivas para jovens de seis a 16 anos de escolas municipais, com a finalidade de promover uma formação mais ampla ao aluno.
/educacao
Texto de: Tiago
Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.