Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de novembro de 2012

Educação musical é tema de seminário

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Representantes de diversos municípios gaúchos abordarão experiências em música
Representantes de diversos municípios gaúchos abordarão experiências em música
Nas próximas terça e quarta-feira, 27 e 28, respectivamente, será realizado o 3º Encontro de Educação Musical de Porto Alegre (Eempa), organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O evento, que terá como tema “Educação Musical e Interdisciplinaridade: desafios e possibilidades para o ensino da música”, também englobará o 2º Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul e o 1º Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana. As atividades acontecerão nos turnos da manhã e da tarde, nas salas Leste e Oeste do Santander Cultural (rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico).
Cinco painéis integram a programação para a ocasião. Dois deles debaterão os desafios referentes ao tema do encontro, e outros dois buscarão as possibilidades para o futuro, contando com a presença e a mediação de educadores não só de música, mas também das áreas de psicologia, arte, teatro, gêneros e letramento.
O painel restante, que acontecerá na quarta-feira, às 10h, será o 1º Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana, que contará com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Guaíba. Segundo a coordenadora dos Centros Musicais da Smed e responsável pelo Eempa, Cristina Rolim Wolffenbüttel, o espaço será de troca de experiências entre os municípios, que exporão as atividades que realizam em suas redes de ensino. O painel terá a mediação da Dra. Jusamara Vieira Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Outro destaque será para o que acontecerá na terça-feira, às 15h45, quando serão apresentados os trabalhos inscritos e selecionados pelo Comitê Científico do seminário. Ao todo, serão nove trabalhos, oriundos de municípios como Montenegro, Santa Maria, Santa Rosa e Londrina, além de Porto Alegre, que englobam projetos de pesquisa ou relato de experiências em salas de aula.
Para Cristina, a realização da terceira edição, que teve início em 2012, é sinal de que o tema da educação musical tem se estabelecido nas discussões sobre o ensino. “Nos últimos anos, o Eempa tem sido altamente satisfatório, pois todos os educadores sempre querem e procuram debater sobre como fazer a inserção da música na educação”, explica. “A nossa Rede Municipal de Ensino já realiza várias ações nesse sentido, obtendo destaque pela preocupação com a educação musical, e este é mais um espaço para a troca de experiências e crescimento”, conclui.
Para participar das atividades, que, segundo Cristina, estão abertas a professores, estudantes e interessados em geral, é necessária a realização de inscrição pelo site www.uergs.edu.br. Ao final dos trabalhos, serão entregues certificados aos participantes inscritos que obtiverem frequência. Cristina também informa que, nos próximos meses, publicação contendo as análises do encontro em todos os três anos será editada pela Uergs.
Confira a programação completa aqui e a lista de trabalhos selecionados aqui.



/educacao /educacaomusical
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.