O já tradicional Varal do Samba cresceu e ganhou um novo espaço para sua 3ª edição. Antes realizado nos altos do Mercado Público, a mostra de camisetas de Carnaval de escola do Brasil e do mundo será armada no Centro Cultural da Usina do Gasômetro.
Conforme o organizador, Sérgio Peixoto, haverá mais de 900 peças em exposição:
— Teremos verdadeiras relíquias. Haverá camisetas de agremiações gaúchas, brasileiras, e de países onde também acontece a folia, como Argentina, Japão, México, Portugal e Uruguai — explica, ao alertar que nenhuma das peças estará à venda.
O Varal do Samba será aberto ao público a partir do dia 27 de novembro até 2 de dezembro, com acervos também de personalidades falecidas do Carnaval de Porto Alegre. É o caso do espaço dedicado à memória de Carlos Medina, com 60 camisetas da coleção do eterno intérprete. Nelson Marconi, que por duas décadas foi o locutor oficial da folia da Capital, também terá camisetas suas expostas.
Do rei Momo Miudinho, haverá fantasias, faixas e coroas. O figurinista Alberto Egger, campeoníssimo nos antigos concursos de fantasias, estará lembrado em suas criações.
A Usina do Gasômetro fica na Av. Presidente João Goulart, 551. O evento terá entrada franca e ficará aberto das 9h às 21h entre terça e sexta e das 10h às 21h no sábado e no domingo.