Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de novembro de 2012

Orquestra Villa-Lobos encanta público em espetáculo

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Em duas sessões, espetáculo foi destinado a cerca de mil alunos da Rede Municipal Em duas sessões, espetáculo foi destinado a cerca de mil alunos da Rede Municipal
Foto: Samuel Maciel/PMPA
Apresentação Retrato Urbano lotou o teatro do Bourbon Country
Apresentação Retrato Urbano lotou o teatro do Bourbon Country
A apresentação “Retrato Urbano”, realizada pela Orquestra Villa-Lobos na noite de quinta-feira, 29, no teatro do Bourbon Country, encantou o público formado por amigos e familiares dos alunos da orquestra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos. O evento também foi prestigiado pela secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, acompanhada de assessores pedagógicos. (fotos)
Ocorreram duas sessões. A primeira, às 15h, foi destinada a cerca de mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Reunindo 160 músicos - entre crianças, jovens e adultos, de sete a 23 anos - em naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e coral, a exibição revelou a beleza das metrópoles de tons acinzentados, o cotidiano repleto de informações.
À noite, a regente, coordenadora e idealizadora do projeto, Cecília Rheingantz Silveira, agradeceu a presença de todos, ao fazer referência à presença da titular da Secretaria Municipal de Educação, destacando que a iniciativa é mantida pela prefeitura em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis. “A presença de todos vocês é muito importante, e quando viemos a um espaço nobre como este nós revitalizamos nossos objetivos”, disse Cecília, ao destacar a importância da Caixa Econômica Federal e da Petrobras como patrocinadores.
O público foi agraciado com 22 composições. Enquanto ouvia a exibição, também apreciou, por meio de imenso telão no palco, a projeção de imagens variadas, como balões coloridos caindo do céu, relógios estilizados, cidades, ruas tomadas de carros e de pessoas com passos apressados. Em 2012, a orquestra Villa-Lobos completou 20 anos promovendo a inclusão social por meio da arte e transformando a vida da comunidade da Vila Mapa, prestando mais de 700 atendimentos semanais a crianças e adolescentes da Lomba do Pinheiro em variadas oficinas de música.

O espetáculo “Retrato Urbano” revelou a poética do cotidiano da vida da cidade, trazendo ao palco a cena urbana por meio de composições de Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Lennon e McCartney, Stevie Wonder, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zé Ramalho, O Rappa, Maroom 5, Adele, entre outros.
Histórico - No currículo da orquestra constam a produção dos CDs “O Trenzinho do Caipira“ (2002) e “Olhos Coloridos” (2008), além de importantes premiações: prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara Municipal de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade, o prêmio Líderes & Vencedores 2009 pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como destaque comunitário e a certificação do prêmio Itaú Unicef 2011. Realizou mais de 950 concertos, para público superior a 230 mil pessoas.
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.