Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de novembro de 2012

Governo encaminha Projeto de Lei que concede pensão a Plauto Cruz e Lourdes Rodrigues


Atendendo um pedido da secretaria de Estado da Cultura, a Casa Civil encaminhou, na tarde dessa quarta-feira (14), à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que concede pensão vitalícia aos artistas gaúchos Plauto Cruz e Lourdes Rodrigues.
A comunidade cultural iniciou um movimento em prol do músico e compositor encabeçado por uma série de artistas e personagens da cena cultural de Porto Alegre. Plauto, que completa 83 anos nesta quinta-feira (15), está com a saúde bastante debilitada e também passa por dificuldades financeiras.
No dia 22 de novembro, o show Chão, de Lenine chega a Porto Alegre e toda a renda será em beneficio de Plauto Cruz. O show será às 21horas no Auditório Araújo Viana e os ingressos custam 10 reais. A iniciativa é das secretarias de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e de Pernambuco junto com a Prefeitura de Porto Alegre.
Plauto Cruz

Flautista e músico nasceu em 1929 em São Jerônimo (RS). Filho do flautista José Alves da Cruz, revelou desde a infância aptidão para o instrumento. Em 1944, a família mudou-se para Porto Alegre, onde passou a se apresentar em eventos e programas de rádio. Plauto iniciou sua carreira entre as décadas de 40 e 50, ainda durante a chamada “era de ouro do rádio”, sendo considerado um dos maiores flautistas brasileiros e um dos maiores difusores do Choro no Rio Grande do Sul.
Gravou 6 LPs e 2 CDs como solista, além de ter participado em mais de 40 álbuns como acompanhador. Já ganhou inúmeros prêmios em festivais e recebeu diversas homenagens do poder público. O nome de Plauto Cruz está definitivamente registrado na história da música do Rio Grande do Sul. Publicações como o livro “Som do Sul”, de Henrique Mann, e “RS – Um Século de Música”, de Arthur de Faria, dedicaram importantes páginas ao registro da história de Plauto, personalidade que, com seu talento e amor à música, prestou contribuição mais do que significativa à cultura do Estado do RS.
Lourdes Rodrigues
Em setembro o IEL promoveu o lançamento da biografia de Lourdes Rodrigues
Considerada a eterna intérprete de Lupicício, Lourdes Rodrigues completou em 2012, 60 anos de carreira. Cantava em programas de auditório, ao lado de Lupicínio Rodrigues e Elis Regina e, mesmo sem nunca ter estudado canto, se tornou uma das maiores intérpretes gaúchas. A grande oportunidade foi ter vencido o concurso de “A mais bela voz de estudante do Rio Grande do Sul”, transmitido pelas ondas da Farroupilha.
Nem só de música viveu Lourdes Rodrigues. Durante 26 anos a cantora trabalhou no 1º Cartório de Protestos e Ofícios Cambiais de Porto Alegre. E também lecionou nos colégios Ignácio Montanha e Presidente Roosevelt, por 15 anos. Atualmente também enfrenta dificuldades financeiras.
Texto: Asscom Sedac