Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de dezembro de 2012

Aprovado PL do plano de carreira dos músicos da Ospa

2012 será para sempre lembrado na história da Ospa. O concerto de abertura da temporada da orquestra marcou o início das obras de sua tão aguardada Sala Sinfônica e, nessa quarta-feira (19), pouco antes da última apresentação do ano, os músicos viram ser aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por unanimidade, o projeto de lei que estabelece o plano de cargos e salários da Ospa.
Secretário Assis Brasil festejou a conquista da orquestra Foto: Antonieta Pinheiro
Trata-se de uma demanda antiga. “Sessenta anos de espera foram hoje resolvidos”, festejou o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil. Ele, que já pertenceu ao quadro da orquestra, acompanha, há anos, a necessidade da instituição de um plano de carreira para os funcionários. “Não é apenas justiça salarial; esta aprovação significa também a possibilidade de manter na Ospa os músicos que não serão mais atraídos por salários melhores em outras orquestras”, complementa.
O projeto de lei aprovado significa uma reestruturação da Fundação Ospa. O maestro Tiago Flores explica: “O plano de carreira qualifica e profissionaliza o setor administrativo, proporciona um maior suporte ao Coro Sinfônico e amplia a orquestra. Além disso, a Escola de Música será reaberta, oportunizando a cerca de 250 crianças e adolescentes aprenderem a tocar instrumentos de orquestra”.
O presidente da Ospa, Ivo Nesralla, parabenizou o atual governo do estado: “Tenho lutado há anos, e o secretário Assis Brasil, junto ao governador Tarso Genro, conseguiu que isso se concretizasse”.
Texto: Ana Laura Freitas
Edição: Asscom Sedac