Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de dezembro de 2012

Atelier Livre Xico Stockinger oferece cursos de artes no verão

Foto: Divulgação/PMPA
O Atelier Livre Xico Stockinger (avenida Érico Veríssimo, 307) oferece entre os dias 7 e 11 de janeiro cinco cursos intensivos de verão. As atividades têm vagas limitadas, além do investimento no valor de R$ 60,00 para cada curso. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail alivre@smc.prefpoa.com.br.

Confira a lista:
1. Panos da Vida:
Será ministrado entre os dias 7 e 11 de janeiro, das 18h às 21h, por Daisy Viola, e tem como objetivo experimentar um caminho de expressão com panos com os quais possui algum tipo de vínculo pessoal, transformando-os em objetos artísticos, fazendo a escolha da linguagem mais adequada para o desenvolvimento do processo criativo, bem como desenvolver a leitura, a verbalização e a escrita sobre o mesmo.

Programa:
Cinco encontros destinados a produzir reencontros. Roupas velhas que jamais serão “recusadas”, mas que não consegue passar adiante. Lençóis que já não são mais “dormíveis”, fronhas abandonadas. A cortina da vovó que traz lembranças… Tudo isso usado como suporte para interferências resultantes do processo criativo.

Experimentar um caminho de expressão sobre panos com os quais existe uma relação afetiva e escolher de materiais e linguagens alternativas mais adequadas ao seu processo criativo, individual e áreas de interesse.

Apresentar e registrar experiências e reflexões a respeito do pano escolhido e a sua história de vida e estabelecer o vínculo entre o seu eu e o seu trabalho.

Vagas: 15

2. Aulão de cerâmica:
Será ministrado entre os dias 7 e 11 de janeiro, das 9h às 12h, por Neusa Sperb, com o objetivo de proporcionar um contato inicial com a arte cerâmica.

Programa:
Arte/reflexão das argilas em seus diversos estados. Procedimentos, estruturação, conformação.

Material do aluno:
10 quilos de argila para modelagem, estecos, colher de madeira, panos de algodão.

Vagas: 15

3. Quatro estações da ilustração – o verão:
Será ministrado entre os dias 14 e 18 de janeiro, das 19h às 22h, ministrado por Hermes Bernardi, onde os alunos irão ver ilustrações e trocarão ideias a respeito delas, de seus conteúdos narrativos, sua aproximação com a arte e/ou com a educação.

Investimento:
R$ 60,00. Para os sócios da Associação Nacional de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), o curso é isento de qualquer pagamento, bastando apresentar o comprovante de pagamento da anuidade da instituição.

Programa:
Em dois deste conjunto de cinco encontros, que ocorrerão ininterruptamente durante uma semana, o grupo receberá a visita de outros dois ilustradores, que virão expor seus processos de trabalho e algumas de suas obras. Os convidados participarão com reflexões ou dúvidas que venham a surgir durante o processo de alfabetização para leitura de imagens proposta nos encontros. Uma das convidadas confirmadas é a escritora, ilustradora e artista visual Paula Mastroberti.

Vagas: 30

4. Manipulação de Imagens Digitais:
Será ministrado por Mara Caruso, entre os dias 7 e 11 de janeiro, das 14h às 17h, com o objetivo de dar ao participante noções básicas de manipulação da imagem através do software livre GIMP.

Vagas: 15

5. Exercícios Básicos com Tinta Acrílica:
Será ministrado por Renato Garcia, entre os dias 7 e 11 de janeiro, das 9h às 12h. Destinada a iniciantes e interessados em realizar exercícios com tinta acrílica sobre papel e tela. Uso da cor primária e complementares, escalas, sobreposição de cores, transparências e texturas. História da pintura: impressionismo e o início da arte moderna; colagem.

Não há pré-requisitos

Vagas: 15


/cultura
Texto de: Gabriel Ferreira
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.