Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de dezembro de 2012

Prêmio Açorianos de Literatura destaca obra de Donaldo Schüler

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Donaldo Schüler recebe o troféu do prefeito José Fortunati Donaldo Schüler recebe o troféu do prefeito José Fortunati
Afrontar Fronteiras, de Donaldo Schüler, recebeu o troféu Livro do Ano no Prêmio Açorianos de Literatura. A premiação foi entregue na noite de segunda-feira (10) no Teatro Renascença. Organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o prêmio destaca as obras mais representativas da produção literária gaúcha e foi concedido também em 12 outras categorias (veja lista completa no link abaixo), com destaque para narrativa longa, onde o vencedor foi Neptuno, de Leticia Wierzchowski, e crônica, onde venceu Borralheiro: Minha Viagem Pela Casa, de Fabrício Carpinejar. Na categoria poesia, a vencedora foi A Chama Azul, de Maria Carpi e, no conto, Enquanto Água, de Altair Martins. Em literatura infantil, Maria Teresa e o Javali, de Gustavo Finkler, foi a agraciada e, em infanto-juvenil, Decifrando Ângelo, de Luís Dill.

Apresentada pela jornalista Tânia Carvalho, a cerimônia teve homenagem ao professor e jornalista Tatata Pimentel, falecido em outubro deste ano. O evento teve ainda participação do percussionista Duda Guedes.

Donaldo Schüler dedicou o prêmio a "todos que, ao escreverem ou lerem, afrontam as fronteiras". Ao receber o troféu de livro do Ano do prefeito José Fortunati, o escritor agradeceu à cidade de Porto Alegre. O Prêmio Açorianos de Criação Literária, dedicado a inéditos, foi vencido por Guto Leite, com Entrechos ou Valas do Silêncio, premiado com R$ 10 mil e a publicação do projeto em livro.

Lei mais sobre os vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura aqui.



/cultura /literatura
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.