Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de dezembro de 2012

Cultura lança FAC das Artes


Comunidade cultural do estado tem até marco de 2013 para se inscrever
A Secretaria de Estado da Cultura lançou o edital de Fundo de Apoio à Cultura das Artes, nesta sexta-feira (14), na Casa de Cultura Mario Quintana. O edital contemplará quatro áreas artísticas: o cinema, a música, as artes visuais e ao circo, dança e teatro. As inscrições podem ser feitas entre os dias 18 de dezembro de 2012 a 26 de março de 2013.
A ocasião também foi marcada pelo encerramento da I Jornada da Diversidade, que contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura da Bahia, Albino Rubim, que destacou a importância dos Fundos de Apoio à Cultura em relação às leis de incentivo fiscal. Também participaram do debate sobre Geopolítica, Estado e Diversidade, o secretário adjunto da Cultura Jéferson Assumção, o diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE / MinC) Glauber Piva, a Doutora em Antropologia Urbana (UFBA) Andréa Damânico, o representante do RS na Comissão Nacional de Pontos de Cultura Leandro Anton, o coordenador do grupo Nuances Célio Golin, e Elis Regina Gomes de Vargas, da Unegro. A mediação ficou sob responsabilidade de Soledad Bech Gaivizzo, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
“Acreditamos que os editais do FAC sejam a verdadeira política pública em cultura, por seu caráter democrático e plural”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, que assinou o edital frente ao público.
O FAC das Artes pretende valorizar o talento individual e coletivo através do estímulo à produção artística, ao desenvolvimento de atividades, à promoção de experiências estéticas criativas e inovadoras e da pesquisa autoral e de novas linguagens artísticas. Também incentiva o intercâmbio de ideias e a convergência entre arte e 
tecnologia valorizando a diversidade artística do Rio Grande do Sul.
Serão selecionados ao todo 30 projetos (5 curtas-metragens, 10 festivais de música, 8 projetos de artes visuais e 7 produções de circo, dança ou teatro). Como os demais editais já lançados pelo Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura no ano de 2012, todos os projetos são analisados em duas fases, primeiro passam pela análise técnica e, depois, são encaminhados a uma Comissão Julgadora, nomeada para esse fim, seguindo o art. 16 da lei 13.490/10, que analisa os projetos à luz dos critérios expressos no próprio edital.
O antigo prêmio IEACen, distribuído pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas desde a década de 1990, o Prêmio IECine, já com 12 edições realizadas, somados ao Fomento às Artes Visuais e a Plataforma RS de Música passam a ser categorias desta seleção que, de forma única, pretende comunicar melhor ao seu público-alvo a intenção do apoio.
Uma das características deste edital é a reserva de vagas para projetos oriundos do interior do estado, numa clara decisão de valorizar o trabalho de fora dos grandes centros urbanos. Há no edital também a valorização dos projetos de municípios que pontuaram cultura como prioridade no processo Participa RS, buscando valorizar a organização local e o cruzamento das políticas públicas estaduais.
“O talento e a excelência artística, são o foco deste edital. A Sedac em 2012, através de convênios ou de recursos próprios, buscou estruturar políticas que auxiliem no desenvolvimento das cadeias produtivas da cultura, trabalhou a democratização do acesso à cultura modernizando 32 bibliotecas municipais, por exemplo. Mas há também que valorizar e apoiar as artes, há que dar espaço ao aprimoramento e ao questionamento estético, à pesquisa de linguagens, a ousadias em geral – lugar da arte – espaço privilegiado de desacomodamento, da permissão para ver e perceber a arte e o mundo de novos ângulos”, observa a diretora de Economia da Cultura, Denise Vianna.
Conectada a muitos caminhos e mecanismos, a Secretaria de Estado da cultura percebe que o apoio a ser dado para o fomento público deve considerar a complexidade das manifestações culturais. É por isso que no mesmo ano em que propôs à Assembleia Legislativa a lei que aumenta o limite da concessão do incentivo fiscal para patrocínios, anunciou também o investimento direto, através do Fundo de Apoio à Cultura, de R$ 10 milhões para a edição de editais que tanto contemplam a tridimensionalidade da cultura – cidadania cultural, artístico-cultural e economia da cultura – quanto respondem às demandas históricas da comunidade cultural, no que diz respeito ao fomento.
Texto: Asscom Sedac