Pabline, Verçoza, Thamy e Fernanda: a Corte do Carnaval 2013 de Porto Alegre - Fotos: GISELE MENDONÇA |
Novamente, Os Filhos da Candinha têm uma representante na Corte oficial do Carnaval de Porto Alegre. A vencedora do concurso realizado na noite deste sábado, no Ginásio Tesourinha, foi Thamy Souza, de 28 anos. No carnaval passado, a escola do Grupo de Acesso elegeu a segunda princesa, Thais Oliveira.
Thamy e Veronice com o presidente da AECPARS, Victor Hugo Amaro |
Thamy recebeu a faixa e a coroa de Veronice de Abreu, rainha do Carnaval 2012 representando a Praiana. Aliás, foi tambem a segunda vez consecutiva que venceu uma candidata com a idade máxima do concurso, cujo regulamento foi trocado no ano passado e que elevou de 25 para 28 anos o limite etário de participação.
Educadora de séries iniciais, a nova Rainha do Carnaval de Porto Alegre é formada em Educação Física pela Ulbra. Ela mora em Porto Alegre, no bairro Jardim Vila Nova.
Para ocupar os postos de primeira e segunda princesas do Carnaval 2013 de Porto Alegre, o júri escolheu, respectivamente, as candidatas que representaram a tribo Os Comanches, Pabline Correa, e a escola do grupo especial Imperadores do Samba, Fernanda Aguilhera.
Aos 23 anos, Pabline foi coroada pelo coordenador das Manifestações Populares de Porto Alegre, Joaquim Lucena. Estudante de Educação Física da Unilasalle, Pabline é professora de dança e mora em Canoas.
Pabline entre o secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, e Joaquim Lucena |
Fernanda, de 28 anos, recebeu faixa e coroa da Thais, sua antecessora. E, embora no samba seja uma explosão de alegria, no dia a dia ela mantém a seriedade: estudante de direito na UFRGS, a moradora de Porto Alegre é servidora pública.
Fernanda e Thais, as segundas princesas de 2012 e 2013 |
Torcida e fantasia também foram premiadas
Além do julgado dos sete atributos que os jurados consideram na hora de escolher a Corte do Carnaval de Porto Alegre, o júri oficial do concurso também analisou as fantasias das 22 candidatas para eleger a Melhor Fantasia.
Venceu o traje de Alana Garcia, 19 anos, representante do Império da Zona Norte.
O troféu Evandro Hazzy de Melhor Torcida foi entregue à Vila Isabel. O julgamento foi feito por jornalistas que estavam trabalhando na cobertura do evento.
A fantasia do
Rei
Acostumado a caprichar e surpreender seu público com suas
fantasias inéditas, o Rei Momo Fábio Verçoza escolheu para entrar no palco um
figurino em vermelho e branco alusivo a Xangô, orixá regente do ano de
2013.No início do concurso, ele entrou no palco como um imperador chinês para integrar a coreografia de abertura, inspirada no Ano do Dragão (leia aqui sobre o espetáculo). Começou despedindo-se de 2012 e terminou dando as boas-vindas a 2013, com novas soberanas e no mesmo ritmo de sempre: trabalho, trabalho, trabalho e trabalho em nome da cultura popular e do Carnaval.
A despedida de Thais. A princesa recebeu uma homenagem especial das candidatas por seu trabalho em 2012 |
A despedida deVeronice, que,
mesmo ausente pessoalmente, representou nosso Carnaval à distância pela Europa |