Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de dezembro de 2012

Viabilidade do Bonde Histórico será apresentada em audiência

Nesta sexta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) realiza audiência pública em que irá apresentar os resultados do estudo de viabilidade técnica e socioeconômica para implantação do Bonde Histórico na área central de Porto Alegre. A audiência ocorrerá às 14h, no Plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores da Capital.

Realizado pelo consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria Ltda e a Água & Solo Estudos e Projetos, vencedor da licitação feita pela SMTUR, o estudo incluiu a análise de dois percursos possíveis para a linha do Bonde Histórico na área central, as opções de veículos e sistemas de alimentação viáveis para a operação, o impacto ambiental do projeto bem como sua integração com as demais iniciativas de revitalização do Centro Histórico e com os outros modais turísticos existentes, como o city tour Linha Turismo e os passeios de barco no Guaíba.

O estudo de viabilidade foi iniciado em novembro deste ano, quando foi assinada a ordem de início. O consórcio buscou referências em cidades como Santos (SP), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Lisboa (Portugal), que contam com linhas de bonde de uso exclusivamente turístico ou combinado como transporte urbano. Para Porto Alegre, a proposta é de transporte unicamente turístico para o Bonde Histórico.

O projeto Bonde Histórico teve o acompanhamento de um grupo de trabalho integrado pelas secretarias municipais de Planejamento, Obras e Viação, Cultura, Acessibilidade e Inclusão Social, Meio Ambiente, Fazenda, Turismo, do Gabinete de Planejamento Estratégico, da Procuradoria Geral do Município, da EPTC, Dmae, DEP e Carris, além de consulta ao Iphan, Iphae e Projeto Monumenta.

/turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.