Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de dezembro de 2012

Caingangues querem mostrar cultura indígena na Copa

Oruam Kauam da Rosa, Líder Espiritual (Kuian) das 23 aldeias dos povos Caingangues do RS, esteve visitando o secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, para reivindicar a participação dos índios durante a Copa do Mundo de 2014. "Nós queremos mostrar aos turistas que estiverem no Brasil durante a Copa, um pouco das nossas tradições como danças, rituais, artesanato, uso de ervas medicinais e comidas típicas", disse Kauam da Rosa.

Oruam está gestionando que, pelo menos aqui em Porto Alegre, seja instalada uma espécie de Aldeia Temática onde os índios possam mostrar suas atividades 24 horas por dia. “Quem vem de fora normalmente fica encantado com o que os nosso índios mostram”, disse o Kuian Caingangue. Somente em Irai, onde Oruam atua, estão 234 famílias. Na realidade, são 23 mil índios que compõem as 23 aldeias, e entre 5 e 7 mil que se tornaram urbanos.

O secretário João Bosco Vaz disse que vai conversar com a Funai e autoridades ligadas aos índios para, além de encaminhar a sugestão do representante dos caingangues, tentar a unificação das aldeias. "Precisamos do apoio de todos, principalmente da Funai, para dar aos índios o que eles precisam ter, ou seja, espaço para trabalhar dignamente e reconhecimento da sociedade ao trabalho desenvolvido por eles", disse o secretário.


/copa_2014 /indigenas
Texto de: João Carlos Machado Filho
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.