Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de dezembro de 2012

VII Prêmio Joaquim Felizardo será entregue amanhã

Foto: Divulgação/PMPA
Premiação homenageia carreiras dedicadas à cultura na capital Premiação homenageia carreiras dedicadas à cultura na capital
A cerimônia de entrega do Prêmio Joaquim Felizardo acontecerá nesta quarta-feira, 12, no Teatro Renascença (av. Erico Veríssimo, 307), às 20h30. Criado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o Prêmio Joaquim Felizardo homenageia em diversas áreas os artistas, os intelectuais, as iniciativas, a mídia e os mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade.
Os premiados são escolhidos por um conselho formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas etc) e pelo secretário da pasta. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano. No primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo, são votados dois nomes e, no último, é decidido por consenso cada homenageado.
Ao escolher o nome do professor Joaquim Felizardo para designar o prêmio, o secretário Sergius Gonzaga afirma que Secretaria da Cultura pretende reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas, acima de tudo, os valores humanistas que nortearam sua existência. “Entre estes, cabe sublinhar os princípios da amizade, da solidariedade e de um extraordinário humor que o professor derramava cotidianamente sobre a existência. São valores inesquecíveis para quem conviveu com o emérito mestre, fundador dessa secretaria que tem sido tão significativa para Porto Alegre.”

Na ocasião, também será conferido o Prêmio Conselho Municipal de Cultura, que elegeu Hans Baumann. O Prêmio Conselho Municipal de Cultura é decidido em assembleias dessa instituição representativa da sociedade civil na orientação de políticas públicas no setor cultural.
Leia aqui o currículo sintético dos agraciados.
VII - Prêmio Joaquim Felizardo

1 – Mídias – Rádio: Felipe VieiraFelipe Garcia Vieira é jornalista, com presença nos principais programas jornalísticos do estado, sempre recebendo diversos prêmios, entre eles o Amigo do Livro.

2 – Mídias - TV: Tatata Pimentel (in memoriam)Tatata Pimentel foi professor de comunicação na PUC-RS e por 40 anos apresentador de tevê, sempre com foco na crônica cultural da capital.

3 – Mídias – Jornal: Arte&Agenda Correio do PovoEm quatro páginas diárias, oito aos sábados, o caderno Arte&Agenda do jornal Correio do Povo traz o melhor das opções culturais do Estado.

4 - Mídias – Especial: MetroO jornal Metro começou a circular há um ano e já alcançou 40 mil exemplares, concentrando-se em notícias sobre a cidade, esportes e cultura de Porto Alegre.

5 - Descentralização: Escola Elyseu PaglioliFundada em 1988, a Escola de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli foi a primeira escola pública da capital a atender alunos com necessidades especiais.

6 - Carnaval: Wilson NeyCantor, sambista e comentarista, Wilson Ney esteve nos principais grupos de samba e compôs para todas as escolas campeãs do carnaval de Porto Alegre.

7 - Nativismo: Manoelito SavarisManoelito Savaris presidiu diversos centros e institutos de tradição e folclore da capital e interior, também escrevendo sobre a história do Rio Grande do Sul.

8 - Memória Cultural: Edegar da LuzEdegar da Luz é arquiteto e coordenou o restauro de mais de 65 prédios entre os mais significativos da capital e interior do Rio Grande do Sul.

9 - Fotografia: Ricardo ChavesRicardo Chaves, o Kadão, é um dos principais fotojornalistas brasileiros e talvez aquele que mais registrou a história nacional e internacional em grandes veículos.

10 - Cinema: Luiz Carlos MertenLuiz Carlos Merten foi o primeiro crítico de cinema brasileiro a ser jurado no Festival de Cannes, autor de vários livros e um dos mais publicados nacionalmente.

11 - Artes Plásticas: Ana Alegria
Ana Alegria é artista plástica, com obras nas principais galerias e museus nacionais e uma espécie de embaixadora artística brasileira em Cuba.

12 - Música: Lourdes RodriguesLourdes Rodrigues é cantora, herdeira de Lupicínio Rodrigues, somando mais de 50 prêmios, incluindo o de melhor intérprete nos festivais de Cuernavaca e Roma.

13 - Dança: Lenita RuschelLenita Ruschel há 56 anos tem em Porto Alegre uma carreira internacionalmente premiada e uma academia de dança que leva seu nome.

14 - Teatro: Jairo de AndradeJairo de Andrade construiu o Teatro de Arena e se tornou o principal nome das artes cênicas gaúchas na resistência à ditadura militar.

15 - Literatura: Jane TutikianJane Tutikian é professora de literatura, autora de 17 obras que acumulam igual número de prêmios e última patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

16 - Especial - Embaixador Cultural: Ariel SchettiniAriel Schettini é autor e professor universitário em Buenos Aires e nos EUA, editor de literatura de várias revistas argentinas, como o diário Página 12.

17 - Especial - Paixão pela Cultura: José FogaçaJosé Fogaça notabilizou-se como professor, apresentador de tevê e compositor, além da atividade política em favor da democracia e da cultura.

18 - Especial - Intelectual: Flávio TavaresFlávio Tavares é o maior jornalista brasileiro a cobrir e viver na carne as ditaduras do Cone Sul, com cinco livros e relevantes prêmios sobre o tema.
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.