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27 de dezembro de 2012

Futuro prédio da Pinacoteca Ruben Berta recebe visita do prefeito

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Nova sede da Pinacoteca Ruben Berta deverá ser inaugurada em meados de 2013
Nova sede da Pinacoteca Ruben Berta deverá ser inaugurada em meados de 2013

O prédio número 973 da rua Duque de Caxias, que abrigará definitivamente a Pinacoteca Ruben Berta, da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, será visitado pelo prefeito José Fortunati nesta sexta-feira, 28, às 10h, com presença de técnicos envolvidos na iniciativa e também do secretário Sergius Gonzaga. Iniciado em setembro de 2007, o restauro e adaptação do local a sua nova função foi suspenso em razão de rompimento de contrato por parte da empresa então contratada, sendo retomado no ano passado. A obra deve estar pronta em alguns meses.

O prédio foi adaptado para abrigar um museu, com áreas de exposição, de guarda e acondicionamento de acervo, para documentação e ação cultural, além de uma cafeteria. As obras foram originalmente orçadas em R$ 1,517 milhão, viabilizados através do Programa Monumenta, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. O orçamento recebeu um aditivo de R$ 249.650,00. Falta para a conclusão a finalização da escada, instalação de elevador, colocação das esquadrias, de pedra portuguesa no pátio e detalhes de acabamento, como lixações e pinturas, com previsão de término no início do outono de 2013.

O novo espaço cultural dos porto-alegrenses contribuirá para a preservação de um importante patrimônio arquitetônico. O prédio nº 973 da rua Duque de Caxias, em frente ao Solar dos Câmara, está inventariado como de interesse sócio-cultural, com vistas à preservação pelo poder público municipal, e é considerado um exemplar expressivo do estilo eclético em Porto Alegre. Esse gênero arquitetônico pode ser visto em várias edificações remanescentes das primeiras décadas do século XX na cidade, e propõe uma releitura de diversas influências e estilos anteriores. São exemplos famosos o prédio do Margs e o do Memorial do Rio Grande do Sul, ambos na Praça da Alfândega. O prédio que será a sede da Pinacoteca Rubem Berta foi construído em 1893 e modificado em 1916, quando assumiu sua forma atual.

A Pinacoteca Ruben Berta abrange uma coleção de 125 obras doadas à Prefeitura de Porto Alegre em 1971 pelos Diários e Emissoras Associados e apresenta um recorte heterogêneo na sua composição. A obra The Realm, de 1673, do holandês Jeronimus Van Diest, é provavelmente a pintura mais antiga em acervo público no Rio Grande do Sul. Além desta marina do século XVII, a coleção contempla nomes consagrados da pintura nacional de significado histórico como Almeida Júnior, Pedro Américo, João Batista da Costa e Eliseu Visconti. Possui ainda nomes representativos no desenvolvimento do modernismo no Brasil do porte de Di Cavalcanti, Portinari, Flávio de Carvalho e Lazar Segall. Predominam na Pinacoteca, porém, trabalhos de artistas que marcaram o panorama artístico sobretudo nos anos 60, entre os estrangeiros podem ser destacados os trabalhos de Allen Jones, Alan Davie e Graham Sutherland; além de obras de contemporâneos como Tomie Ohtake e Manabu Mabe. Pode-se dizer que a coleção oferece a oportunidade de vislumbrar um panorama histórico e de estilos da arte brasileira, em particular no século XX.

A origem deste acervo da Pinacoteca Ruben Berta remonta aos anos 1960, através de um projeto pessoal do magnata das comunicações Assis Chateaubriand de criar museus regionais em vários pontos do país. Para constituir esse rico acervo, Chateaubriand contou com a colaboração do crítico de arte, marchand e mentor do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – também fruto desse projeto –, Pietro Maria Bardi.
A principal motivação do Programa Monumenta é revitalizar os sítios históricos urbanos brasileiros, não apenas como um programa de recuperação física de monumentos, mas visando criar referenciais para prática da gestão sustentada do patrimônio cultural.



/cultura /pintura
Texto de: Marcelo Oliveira
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.