Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de dezembro de 2012

Fortunati apresenta secretariado para a gestão 2013

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Prefeito anunciou nomes que irão qualificar e agilizar serviços na Capital
Prefeito anunciou nomes que irão qualificar e agilizar serviços na Capital
Nesta sexta-feira, 21, o prefeito José Fortunati anunciou, em coletiva de imprensa, os nomes dos secretários e diretores de departamentos e empresas que irão compor seu próximo governo a partir de 1º de janeiro de 2013. Acompanhado do vice-prefeito eleito, Sebastião Melo, Fortunati apresentou os nomes dos 27 secretários municipais, seis diretores de departamentos e três presidentes das empresas públicas.

Conforme o prefeito, a nova composição do secretariado, aliado à reforma administrativa - apresentada no mês passado - tem como objetivo qualificar os serviços, agilizar a tramitação de processos, e ampliar a transparência da gestão municipal. Destacou, ainda, o desejo de se ter mais integração entre os órgãos municipais. “Quando se monta um secretariado, é preciso colocar na balança a compreensão técnica e também política. A política entendida como um olhar para a cidade bastante amplo. Hoje se encerra uma fase, de um processo extenso, discutido de forma muito democrática”, afirmou.

Durante a coletiva, o prefeito ressaltou os novos critérios que serão adotados para avaliação dos serviços prestados pelas secretarias à população. Conforme ele, a partir de 2013, todos os gestores do primeiro escalão irão assinar o Contrato de Gestão, que passará por avaliações trimestrais. “Estamos criando mecanismos de avaliação. É uma nova forma de olharmos o poder público. Entendemos que devemos responder a metas e objetivos. Os meus secretários irão responder à cidade e daremos publicidade sobre a avaliação”, ponderou o prefeito.
Em relação ao vice-prefeito, Fortunati afirmou que Melo assumirá novas atribuições. Além da função de vice, irá coordenar um importante trabalho de relações institucionais. “Pela sua experiência política acumulada ao longo do tempo, o Melo ficará responsável em ampliar nossas relações com os demais poderes públicos.”
Após a escolha dos nomes do primeiro escalão do governo para 2013, o próximo passo será a definição dos secretários adjuntos. Durante entrevista, o prefeito enfatizou que a tendência é que estes não pertençam ao mesmo partido do titular da pasta. “As secretarias são do governo e não pertencem a um único partido. A transversalidade é muito importante para a uma boa gestão.”
Fortunati reassume como prefeito de Porto Alegre após vencer as eleições em primeiro turno com o maior percentual de votos válidos do país, com 65,22%, totalizando 517.969 votos. A posse ocorrerá no dia 1º de janeiro na Câmara de Vereadores e a reassunção do cargo de prefeito será no mesmo dia, às 17h, no Salão Nobre do Paço Municipal.
Confira a equipe e o currículo para o novo mandato clicando aqui para versão em word ou aqui para versão em PDF,
Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.