Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de dezembro de 2012

Museu de Arte Contemporânea terá sede própria em 2013

Na noite dessa sexta-feira (07) a abertura de duas exposições e o lançamento de um livro marcaram o final das comemorações pelos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) . A principal comemoração, no entanto, foi o comunicado de que no segundo semestre de 2013 o MACRS terá sua primeira sede própria.
O novo endereço do museu será junto ao centro cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS – Campus Porto Alegre), na avenida Voluntários da Pátria, antigo prédio da Mesbla, onde foi realizada a primeira Bienal do Mercosul. Para marcar a inauguração o Museu de Arte Contemporânea exibira as novas doações para seu acervo na mostra MAC 21.
Secretário Assis Brasil e primeira Dama Sandra Genro elogiaram trabalho do MACRS
A solenidade de abertura das exposições contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e da primeira dama do RS, Sandra Genro, que representou o governador. O secretário elogiou o trabalho desenvolvido pelo diretor do MACRS e agradeceu o apoio de Sandra Genro para concretizar a transferência do museus para a nova sede. “ O MAC transformou-se numa referência da arte contemporânea e era isso o que pensávamos, no projeto de governo e de gestão de governo, para a Casa de Cultura Mario Quintana e para o museu. Estas exposições são uma mostra do quanto estamos afinados com a contemporaneidade”.
A primeira Dama destacou a importância da nova sede para museu . “ Reconhecemos que o trabalho realizado no museu é extremamente valoroso e nem sede ele tem. Após um tempo de escuridão que viveu a cultura do Rio Grande do Sul, voltamos a ter luz e hoje o Museu de Arte Contemporânea é reconhecido em todo o Brasil”.
O diretor do MACRS, André Vezon, ressaltou a importância da imagem no mundo contemporâneo e a visão do estado em criar seu museu há 20 anos. “ Hoje reassumimos plenamente sua missão de revalorizar a arte atual, a arte do hoje, para torná-la uma riqueza coletiva, um bem público amplo e acessível a toda a sociedade”. Sobre a nova sede Venzon falou da atuação conjunta de educação e cultura. “ Na nova sede unimos educação e arte, como defende o secretário Assis Brasil, o Brasil não pode se dar ao luxo de as separar”. O projeto da nova sede do MACRS, com a exposição MAC 21, ganhou o prêmio Marcantonio Villaça /Funarte, do Ministério da Cultura.
MACRS recebe a escultura de Gonzaga
Também presente da solenidade o presidente do Conselho Consultivo do MACRS, Renato Malcon, que junto com os demais descerrou a placa comemorativa dos 20 anos do muses e a escultura O Homem do Rio, da série Xingu, do artista Gonzaga, que participou da XVII Bienal de São Paulo, em 1991.
Sobre as exposições
Gravando e O Último Homem na Lua são as duas exposições que podem ser visitadas até 24 de fevereiro de 2013.
Livro O Último Homem na Lua foi lançado junto com a exposição
Na Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ, O Último Homem na Lua é um projeto que une artes plásticas e literatura, o livro homônimo foi lançado junto com a abertura da mostra. A realização é do artista visual Antônio Augusto Bueno e pelo jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart. Com curadoria de Laura Castillhos, tem financiamento do Fumproarte.
Gravando reúne mais de 100 artistas e diversas técnicas
Na Galeria Sotero Cosme, também no 6º andar da instituição, a exposição Gravando está subdivida em duas mostras de gravura contemporânea: Projeto 12×14, com diversas técnicas da arte da gravura, de 125 artistas convidados, que doaram obras em pequenas dimensões (12x14cm) formando uma importante e representativa coleção da gravura contemporânea brasileira para o acervo do MAC; e Espaço + Ateliê, que reúne trabalhos das artistas Cris Rocha e Kika Levy, idealizadoras do Projeto 12×14, que também assinam a curadoria desta exposição com a artista Graziela Salvatori, responsável por convidar 70 artistas gaúchos a participarem do projeto, que recebeu o apoio institucional do Museu do Trabalho para impressão de diversas gravuras.
Texto: Asscom Sedac