Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de dezembro de 2012

Artigo - A cidade inteligente

Artigo do prefeito José Fortunati publicado nesta quinta-feira, 13, no jornal O Globo:

A cidade inteligente

No Brasil foram poucos os líderes políticos que compreenderam que o verdadeiro reconhecimento não está somente no trabalho realizado, mas também naquilo que se espera e projeta para o futuro e no legado de transformações na vida pessoas.
No Rio de Janeiro, o melhor exemplo é a reforma urbana realizada por Pereira Passos, que ainda hoje influencia a vida dos cariocas, mais de um século depois da realização de tais intervenções.
As cidades inteligentes são aquelas que conseguem compreender esses Desafios e lançam mão de todas as ferramentas que os avanços tecnológicos permitem, tornando-se mais eficientes e prestando melhores serviços ao cidadão.
Foi com esse pensamento que criamos o projeto Cidade Cognitiva, cujo objetivo é simular os impactos antes da tomada de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento Participativo, onde a população porto-alegrense participa ativa e diretamente na definição das prioridades para a gestão municipal. E por esse trabalho Porto Alegre acabou de conquistar o reconhecimento de Cidade Inteligente, título conferido no evento Smarter Cities Challenge Summit, promovido pela IBM.
O conceito cidade inteligente é amplo e individual. Resolver o problema de mobilidade urbana no caos do trânsito das grandes metrópoles, por exemplo, tem o mesmo peso das ações inovadoras adotadas por um município cuja prioridade seja a Produção de alimentos. O que importa é que as ações promovam transformações na vida das pessoas e na sua forma de dialogar com a cidade. Cidade pioneira na adoção do Orçamento Participativo, Porto Alegre agora precisa avançar na busca do aperfeiçoamento democrático da aplicação dos recursos públicos.
Uma via de acesso capaz de suprir a demanda do trânsito, hoje, pode significar desperdício de dinheiro se houver a saturação precoce dessa obra. A realização de intervenções urbanas pontuais, para resolver problemas imediatos, acaba transformando as cidades numa imensa colcha de retalhos, sem nunca conseguir cobrir os pés.
O projeto Cidade Cognitiva, que contará com o desenvolvimento de um software executado por técnicos vindos da matriz daquela empresa americana para Porto Alegre, será a primeira iniciativa de planejamento do futuro de uma capital envolvendo tecnologia e participação popular.
Uma cidade inteligente exige um espírito de Estado e não de governo. Os desafios impostos aos municípios brasileiros em curto prazo são enormes, mas cada prefeito tem o dever de olhar para além de sua gestão, planejando e preparando as cidades para um futuro de desenvolvimento e sustentabilidade.
Esperamos que o Cidade Cognitiva seja um embrião de uma ferramenta que auxilie os gestores municipais nessa difícil, mas fundamental tarefa. Governar no presente, com olhos no futuro.

*José Fortunati é prefeito de Porto Alegre


/artigo
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.