Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de dezembro de 2012

Concluído relatório sobre Orçamento Participativo


Trabalho conjunto desenvolvido pelo Gabinete de Programação Orçamentária (GPO) e do Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA), solicitado pelo professor Yves Cabbannes, do The Bartlett Development Planning Unit, da University College London, resultou em um conjunto sistematizado de informações sobre o Orçamento Participativo (OP). Cabannes requereu à prefeitura dados sobre o OP para elaborar outro relatório, o Gold – sigla em inglês para Observatório Global da Descentralização e Democracia –, publicado a cada três anos pela organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A entidade, que reúne mais de 5 mil cidades do mundo todo, é conhecida como a ONU das cidades.
Cabannes, que recebeu o relatório na semana passada, está desenvolvendo um estudo sobre a contribuição dos Orçamentos Participativos para a produção e gestão de serviços básicos. Para atender à solicitação, o grupo de trabalho da prefeitura examinou demandas incluídas nos planos de investimento do OP desde 2003, classificando-as em 10 categorias sugeridas por Cabannes: água potável; saneamento; drenagem; resíduos sólidos; transporte público e mobilidade; ruas, becos, vias e avenidas; eletricidade e energia; infraestrutura comunitária e desportiva; serviços de apoio a projetos de desenvolvimento econômico local; e outros serviços – que inclui temas como saúde, habitação, educação, assistência social, cultura, acessibilidade e mobilidade urbana, meio ambiente, serviço de apoio e turismo.
Concluído o relatório como solicitado por Cabannes, a Secretaria de Coordenação Política e Governança Local avaliou que um levantamento de dados ainda mais completo – no caso, detalhando o que está inscrito sob a categoria “outros serviços” – constituiria importante fonte de informação para trabalhos sobre o OP. Agora, o ObservaPOA trabalha na elaboração deste novo estudo, com número sobre demandas aprovadas ano a ano em cada categoria, o valor aprovado e o valor executado. Os dados poderão ser visualizados tanto em um somatório geral quanto separadamente entre as 17 regiões do OP em Porto Alegre. A previsão é de que este material esteja disponível até abril de 2013.
Clique aqui para acessar a íntegra do relatório entregue ao professor Yves Cabannes.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.