Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de maio de 2012

OP: Habitação é prioridade para a Região Leste, cultura ficou em sexta



Foto: Cristine Rochol/PMPA
Saúde, educação e assistência social também foram demandas indicadas na plenária Saúde, educação e assistência social também foram demandas indicadas na plenária
O CTG Raízes do Sul abrigou mais de 460 pessoas na noite desta quarta-feira, 9, para a assembleia da Região Leste do Orçamento Participativo, ciclo 2012/2013. Moradores dos oito bairros definiram habitação como prioridade, seguida de saúde, educação e assistência social. O prefeito José Fortunati participou do debate sobre os projetos com a comunidade, acompanhado dos secretários municipais. A reunião foi aberta com apresentação de grupo de tratro com jovens da comunidade, orientados por Alex Pantera, alertando sobre os perigos do consumo de drogas. (fotos)
Alinhada às demandas de habitação da região, a prefeitura realiza diversos projetos para regularizar e construir novas habitações. Sobre a dúvida dos moradores quanto às 60 famílias da Vila das Laranjeiras, o prefeito esclareceu que essas moradias estão contempladas no projeto desenvolvido pelo Departamento Municipal da Habitação (Demhab) junto à Cooperativa Habitacional Metropolitana Porto Alegre (Coohampa). Estão em elaboração projetos para atender demandas do OP de 1996, 2000, 2005 e 2011, para serem apresentados à Caixa Econômica Federal.

Centro Esportivo e Cultural - Outras iniciativas para viabilizar residências dignas para os moradores beneficiarão as comunidades da Vila Jardim (Beco da Paz e Beco Vila da Paz), Vila Margarida, Grande Mato Sampaio (Vila Mato Sampaio, Vila Divinéia e Vila Pinto) e Vila Boa Vista. Além dos projetos futuros para educação, saúde, cultura e assistência social, a comunidade manifestou-se sobre os benefícios da construção do Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus, com conclusão da obra prevista para o final deste semestre.

O prefeito lembrou que a conquista é resultado do empenho dos moradores e das lideranças da região que foram parceiras na viabilização do projeto. "O trabalho dos moradores, conselheiros e delegados merece reconhecimento, porque trabalham voluntariamente pela comunidade. E o Centro Bom Jesus foi uma construção a múltiplas mãos, trabalho que permitiu avançarmos ainda mais com a construção da Unidade de Saúde da Família Mato Sampaio", destacou Fortunati.

Para a moradora Gladis Oliveira, o projeto é um sonho antigo da comunidade, que virou realidade pelo trabalho conjunto entre os moradores e a prefeitura. "Estou feliz com o que a comunidade ganha agora. Tudo o que é construído em conjunto tem mais força", afirmou a liderança comunitária, que foi seguida por outros moradores nas manifestações sobre a importância do projeto para o desenvolvimento da região, com atividades de lazer e cultura, além do novo serviço de saúde que será instalado no local.

Conselho - A assembleia marcou ainda a eleição por aclamação da chapa única do Conselho da Região Leste. Liderança experiente na comunidade, a 1ª titular Maria Elizabeth Aires começa novo ciclo à frente do conselho. "Eu tenho orgulho de integrar o OP", disse a conselheira, conhecida como Beth da Divinéia. O grupo é composto ainda por Nilceu Figueiredo (2º titular), Ivone Rosangela dos Santos (1ª suplente) e Patrícia Moreira Silveira (2ª suplente).
Outros investimentos em benefício da Região Leste

Centro -
O local contará com sala multimeios para cinema e teatro, telecentro, espaço de qualificação profissional, parque infantil, pistas de caminhada e skate, cancha de bocha, quadra de futebol sete e quadra poliesportiva coberta, tudo à disposição da comunidade. A obra está sendo desenvolvida em parceria com a Construtora Rossi, em contrapartida aos impactos ambientais gerados por investimentos na região.

Unidade de Saúde -
O novo prédio atende a uma demanda do Orçamento Participativo de 2011. Servirá para ampliar e qualificar o atendimento de saúde prestado pela Unidade de Saúde da Família Mato Sampaio. A unidade, que possui atualmente uma Equipe de Saúde da Família, funciona há mais de dez anos em um prédio cedido pela Associação de Moradores. O novo prédio, que vai funcionar junto ao Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus, terá 530m² de área construída. Serão três Equipes de Saúde da Família e dois Gabinetes Odontológicos, para implantação de equipes de Saúde Bucal.

Saúde - Foram investidos R$ 860 mil para compra de equipamentos para postos da Região Leste;
- Em 2012, foi concluída a nova base da Samu Morro Santana;
- A UBS Jadrim Carvalho foi ampliada com gabinete odontológico.

Educação - Será construída a creche Jardim Carvalho / Grupo Mulheres em Ação;
- Ampliação da Creche Vó Belinha, com berçário, está em projeto para licitação.


/op
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Caco Belmonte