Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de outubro de 2012

Dmae promove artesanato feito com material reciclável

Foto: Divulgação/PMPA
Feira integrou a Semana Interamericana da Água
Feira integrou a Semana Interamericana da Água
Neste sábado, 6, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) participou do encerramento das atividades da II Semana Municipal da Água com a realização de uma feira artesanal com peças totalmente produzidas com material reciclado. O trabalho é realizado pelas moradoras das vilas Elisabeth Asa Branca, Ipê São Borja e Nova Brasília. A feira foi realizada, na praça São Sebastião, ao lado do Colégio Rosário, durante o evento Águas em Movimento que integrou a 19ª Semana Interamericana da Água promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes/RS).

Moradora da Vila Asa Branca há 10 anos, Cleusa Gonçalves Natael, conta que está muito contente com o trabalho. “Está sendo muito bom porque a gente está fazendo novas amizades. Estamos trabalhando com reciclagem e reaproveitando o que vai para o lixo. Estamos aprendendo e isso é muito importante. É muito bom o Dmae nos proporcionar ter o conhecimento, saber alguma coisa a mais para não entupir os esgotos.”
SES Sarandi - O trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Dmae junto a comunidade das vilas Elisabeth, Asa Branca, Ipê São Borja e Nova Brasília integra o desenvolvimento das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Sarandi. O SES Sarandi é a obra que, junto com o Projeto Integrado Socioambiental (PISA), vai melhorar a qualidade de vida da população de Porto Alegre. Hoje, a cidade tem condições de tratar apenas 27% do esgoto produzido. Com a conclusão das duas obras este número sobe para 80% .

O Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi, além de melhorar as condições de vida da população da Zona Norte, será reponsável no trabalho de despoluição do rio Gravataí. Integram as obras do SES Sarandi o lançamento de 625 quilômetros de redes coletoras de esgoto cloacal, a construção de duas estações de bombeamento e uma de tratamento.Todo este trabalho beneficiará 50 mil pessoas moradoras da Zona Norte.


/reciclagem
Texto de: Vera Petersen
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone