O espetáculo “E se não existisse...”, protagonizado por estudantes da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão, realizou-se na noite
desta segunda-feira, 5, no Teatro do CIEE. O evento foi acompanhado pela titular
da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleci Jurach, pela diretora
pedagógica Eliane Meleti, professores, pais e integrantes da comunidade
escolar.
A vice-diretora da Pepita, Eliana Menegat, disse estar muito satisfeita com
o resultado do trabalho e que todo o esforço valeu a pena. “Nossos alunos
ficaram encantados com o espaço do teatro do CIEE e percebemos que, com
iniciativas como essa, vamos formando uma geração que tanto atua no palco como
aprende a apreciar enquanto plateia”, disse a professora, informando que em
dezembro o espetáculo será apresentado na própria escola, dentro da programação
de final de ano.
Denominado “Pepita no Palco”, esta foi a 6ª edição do projeto, cuja
iniciativa tem como propósito reunir, ao final de cada ano, em uma grande
apresentação, todas as atividades artísticas da instituição, incluindo o grupo
de dança – que este ano completou 15 anos –, coral, turmas de teatro e de
mediação de leituras/contação de histórias.
Também foram apresentados dois vídeos: um sobre direitos humanos e o outro
sobre as atividades desenvolvidas por professores e estudantes durante o turno
inverso ao das aulas. Participaram da apresentação cerca de 150 alunos, de sete
a 15 anos. “Foi um momento muito importante para todos, um dia em que as
famílias tiveram a oportunidade de ver o talento de seus filhos que, por meio de
diferentes formas de arte, brilharam no palco”, avaliou Eliana.
O grupo de dança da Pepita de Leão, criado em 1997, é coordenado desde seu
início pela professora Adriana Spalding. Atualmente, o projeto conta com
estudantes dos três ciclos, abrangendo diferentes faixas etárias, que se dedicam
a essa atividade duas vezes por semana no turno inverso. O estilo de dança
aplicado tem como base o balé clássico, e ainda contempla dança contemporânea,
jazz e dança de salão. As aulas desenvolvem diversas habilidades como
coordenação motora, ritmo, força e flexibilidade dos participantes, bem como
desenvolvimento da inteligência cinestésica corporal. Além disso, melhoram a
concentração, a disciplina, a auto-estima e a integração da escola com a
comunidade, estimulando o surgimento de outras manifestações
artísticas.
Desde sua criação, os alunos do projeto já se apresentaram em diversas
festividades da escola e da Smed, em outras instituições de ensino e em eventos
da comunidade, informou a vice-diretora. A partir de 2007, criou-se o “Pepita no
Palco” para que, além do grupo de dança, demais membros da escola possam
mostrar suas produções artísticas.
/educacao
Texto de: Tiago
Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
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