Foto:
Divulgação/PMPA
E-book será lançado no dia 6 de novembro, às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul
E-book será lançado no dia 6 de novembro, às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul
Com organização do Prof. Dr. Luciano Klöckner e do historiador Manolo Silveiro Cachafeiro, o trabalho reúne mais de 40 autores, divididos em textos, artigos, crônicas, charges e multimídia sobre a vida e a obra do porto-alegrense padre e cientista Roberto Landell de Moura, editado pela Edipucrs. Também traz um documentário em áudio realizado pelos alunos de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pucrs, na disciplina de Radiojornalismo.
A obra literária em versão moderna e digital conta com apresentação especial do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e prefácio do arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings. Destaque também para o cartunista Renato Canini, que nos anos 70 ficou famoso ao assumir a revista de Zé Carioca, estará agora com cartuns ressaltando desenhos e ilustrações do padre Landell, assim como o renomado Iotti.
O jornalista Hamilton Almeida, autor da biografia de Landell e outros três livros sobre o cientista, inventor do rádio, escreveu para o E-book sobre “A longa (e interminável) construção da biografia do Padre Landell”. Artigos como: “O Padre Landell e a transmissão sem fio”, “Ondas de rádio nas transformações do final do século XIX” e “O pai da Bioeletrografia”, também estarão na obra.
Dentro das atividades previstas para o dia 6 de novembro, em homenagem ao precursor das Telecomunicações e pai do rádio, está uma mesa redonda sobre o tema: “O Legado do padre Landell de Moura, 100 anos depois”. A ação acontecerá às 16h, na Sala dos Jacarandás, dentro do Memorial do Rio Grande do Sul, antes do lançamento do E-book. Mediado pela coordenadora-geral do Inovapoa, Deborah Pilla Villela, o painel contará com a apresentação dos seguintes palestrantes: Alexandre Gadret (Presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de rádio e Televisão – Agert), Altamiro Suzin (professor doutor da UFRGS) e Sergio Zambiasi (ex-Senador da República), que têm como objetivo debater sobre o desenvolvimento sócio-econômico crescente da nova era digital e o papel da ciência, tecnologia e da inovação, nos dias de hoje, a partir do legado do padre inventor, Roberto Landell de Moura.
Ambos eventos são uma extensão da 1ª Semana Municipal Padre Landell de Moura, comemorada no final de setembro de 2012, aqui na Capital.
/inovapoa
Texto de: Mariana
Kruse
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.