A ideia surgiu por meio de questionamentos de acadêmicos e pesquisadores sobre um registro bibliográfico da orquestra. “O aniversário de 20 anos foi a oportunidade de deixar mais um marco na história de forma autêntica e viva com olhares e ângulos muito diferentes, mas com cunho artístico e com conteúdo”, conta a idealizadora da orquestra e organizadora da publicação, Cecília Rheingantz Silveira.
Fotos, linha do tempo, depoimentos de alunos, ex-estudantes, monitores, professores, pais, gestores, parceiros e admiradores da orquestra integram o livro. O diferencial são os relatos representados pelos textos escritos de próprio punho. Segundo a regente, a autenticidade e a emoção se destacaram nos depoimentos como uma transformação de vidas para os 73 colaboradores, 40 dos quais alunos.
A obra é dividida em 10 capítulos: Um pouco de história; No contexto da cidade; Sentir música; Aprender e ensinar; Compreender o fazer musical; Tornar-se uníssono; Espetáculos e Viagens; Palavra de músico; Articulação em redes e O que fica. “Estou muito feliz, porque ficou maravilhoso e do jeito que eu imaginava, com qualidade, conteúdo dos momentos mais importantes, valorizando as conquistas que garantem o atendimento de 565 crianças atualmente”, diz a professora.
A publicação conta com patrocínio da Petrobras e realização da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre e do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis.
Orquestra Villa-Lobos - resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há vinte anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro inclusão social por meio da música. A iniciativa é mantida pela Smed de Porto Alegre, com convênios e patrocínios de várias instituições e empresas, entre as quais Criança Esperança, da Rede Globo, Unesco, Caixa Econômica Federal, Ministério da Educação, Banrisul e Petrobrás. Em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não-governamental, garante 700 atendimentos por semana em oficinas de música gratuitas em sete locais da comunidade. A orquestra tem dois Cds gravados: “O Trenzinho do Caipira”, patrocinado pelo Santander Cultural, e “Olhos Coloridos”, patrocinado pelo Grupo CEEE.
Além disso, foi contemplada com o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, por Unesco/Assembléia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Prêmio Líderes & Vencedores 2009, concedido por Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como Destaque Comunitário, e certificações, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade. Já foram realizados mais de 950 concertos no Brasil e no Mercosul para público superior a 240 mil pessoas.
/educacao
Texto de: Tiago
Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.