Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de novembro de 2012

Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro!

POR DOROTÉO FAGUNDES

No dia 4 de novembro e o Dia do Escoteiro, que tem como padroeiro o grande São Jorge da Capadócia, que também é padroeiro da cavalaria. Há mais de 100 anos o general inglês e maçom Baden Powell, iniciou a maior fraternidade entre jovens do planeta, o escotismo e foi sagrado seu chefe mundial em 1920.

Hoje há milhões de jovens no mundo ostentando o uniforme e as insígnias desse movimento e no meu tempo eu fui um desse e sou, porque uma vez escoteiro, sempre escoteiro.

Lembro que há poucos anos quando estive na China e passeando pelas ruas de Hong Kong, num sábado depois do almoço num shopping, me deparei com dois meninos uniformizados indo para a reunião me olhando, em função das minhas pilchas de lenço vermelho ao pescoço. Quando nos cruzamos fiz posição de sentido e cumprimentei-os escoteiramente, com a continência dos três dedos e na palavra – Sempre Alerta, eles responderam o sinal, sorriram e se foram olhando para traz, certamente se perguntando: De onde será que veio esse escoteiro da roupa esquisita? 

Mais recente em New York, também pilchados, depois de ter desfilado pelo Brasil na parada cívica das nações com Adelar Bertussi e Alceu Barbosa Velho, (prefeito eleito de Caxias do Sul), retornei para assistir os outros países e apreciar culturas diferentes.

Quando passava a representação do Vietnã, um dos seus representantes vinha marchando uniformizado de chefe escoteiro, também minhas pilchas chamarão a atenção daquele escoteiro, quando repeti a sena de Hong Kong e ele sorridente, veio até mim e nos cumprimentamos no aperto de mão de escoteiro e nos abraçamos fraternalmente.

Só nesses dois exemplos da para todos entenderem a importância dessa instituição que semeia virtude e paz no mundo, na trilha da grande verdade divina de que todos somos irmãos, que devemos respeitar o próximo como si mesmo.

Então agora como escoteiro do grupo Caio Viana Martins, infelizmente extinto, que atuava no Colégio União em Uruguaiana, onde fui iniciado – aos 6 anos como lobinho e depois dos 11 anos como escoteiro júnior e aos 15 anos como escoteiro sênior, onde com muita honra fui monitor da Patrulha Tigre, assim, para homenagear todos escoteiros e escoteiras do mundo e em especial aos que nos leem, bem como para os que não entendem porque o ser escoteiro é diferente dos demais? Refaço a nossa promessa dizendo: PROMETO PELA MINHA HONRA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA: CUMPRIR MEU DEVER PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA, AJUDAR O PRÓXIMO EM TODA E QUALQUER OCASIÃO E OBEDECER A LEI DO ESCOTEIRO. Que diz: O Escoteiro tem uma só palavra; Sua honra vale mais do que a sua própria vida; É leal; Está sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação; É amigo de todos e irmão dos demais escoteiros; É cortês; É bom para os animais e as plantas; É obediente e disciplinado; É alegre e sorri nas dificuldades; É econômico e respeita o bem alheio; É limpo de corpo e alma.

Para pensar: Que bom que todas as pessoas agissem como por promessa e lei deve agir um escoteiro de verdade.