Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

1 de dezembro de 2012

Brasilidades traz Tantinho da Mangueira no Dia Nacional do Samba 2012

O Instituto Brasilidades traz neste sábado e no domingo, 1º e 2 de dezembro, o baluarte Tantinho da Mangueira para um evento que acontece na Usina do Gasômetro em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana e a Secretaria da Cultura, ambas municipais, o evento celebra a diversidade cultural. A entrada é franca.

A cada ano o país celebra no dia 2 de dezembro o Dia Nacional do Samba, comemoração deste gênero brasileiro de forte identificação popular. Em 2012 o Instituto Brasilidades celebra com o evento “Brasilidades – A Matriz Africana no Dia Nacional do Samba 2012”, promovendo o encontro de diferentes vertentes do gênero, incluindo convidados do Samba Carioca.

O evento reúne em média 3.000 pessoas e pretende repetir o sucesso das celebrações ocorridas nos três anos anteriores. Além da roda de samba, outras manifestações da cultura popular brasileira estarão presentes, posicionando a cidade de Porto Alegre no cenário nacional de valorização da nossa cultura popular, considerando a diversidade de origens baseado nos princípios dos direitos humanos.
Tantinho da Mangueira

Integrante da Velha Guarda da Mangueira, Tantinho, 65 anos, é considerado, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores baluartes da Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais tradicionais do mundo. Integrou o grupo Originais do Samba, conviveu em rodas de samba com Cartola e Nelson Cavaquinho, entre outros, tocou tamborim em gravações de Zé Kétti e Jamelão. Seu mais recente CD, "Tantinho, memória em verde e rosa", foi lançado em 2006.

Sobre o Brasilidades
Fundado em 2009 sem fins lucrativos, tem o objetivo de afirmar a cultura popular brasileira em nosso Estado, possibilitando o acesso da população às suas diferentes manifestações, entendendo a importância na formação da cidadania. Nesta caminhada o Instituto Brasilidades desenvolve atividades periódicas e/ou eventuais, entendemos que o conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira é direito fundamental de todo o cidadão gaúcho.
Para o fortalecimento da cidadania entre nós brasileiros, é fundamental que se reflita sobre as nossas origens de uma maneira crítica e que não se aceite imposições culturais sem exercer uma postura construtiva em relação ao que somos hoje, de onde viemos e para onde vamos.

Programação:
Sábado - 1/12

16h - Bate-papo com Tantinho da Mangueira

Domingo - 2/12
12h - Roda de samba do Brasilidades - Participação Ronaldo Barcelos
14h - Roda de Choro
15h - Roda de samba do Brasilidades - Participação Ronaldo Barcelos
15h30min - Roda de samba do Brasilidades recebe sambas autorais
16h - DJ Fausto com música popular brasileira
16h30min - Samba de roda com a Escola de Capoeira Água de Beber
17h - DJ Fausto com música popular brasileira
17h30min - Roda de samba do Brasilidades recebe Tantinho da Mangueira
19h30min - Roda de samba de confraternização com grupos e movimentos de samba de Porto Alegre
20h30min - Turucutá Batucada Coletiva
Contatos: Eduardo Lopes Gerhardt (51-9664-3099) ou Cesar Vianna (51-9241-7426)
contato@institutobrasilidades.com.br www.institutobrasilidades.com.br


/cultura
Texto de: Fabiano Cardoso
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.