No Dia Mundial dos Direitos Humanos, segunda-feira, 10, será realizada a primeira reunião de mobilização e chamamento público à participação no Conselho Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre (CMDH) em 2013. O encontro será às 10h, na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), na avenida Padre Cacique 708. O objetivo é chamar publicamente as organizações estatais e não-estatais para que participem do Conselho em 2013.
Segundo o coordenador de Políticas de Direitos Humanos, Mário Morocini da SMDHSU, essa política pretende aprimorar o controle social de direitos humanos em Porto Alegre, fomentando a ordem social pluralista, cujo poder público municipal possa ser garantidor.
A data da reunião foi escolhida para marcar o dia e mês em que foi instituída a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas, bem como reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.
Mario Morocini, que é cientista político, entende que, da reunião de lideranças das diferentes representações dos Direitos Humanos na Capital será possível elaborar um Programa de ação do município com políticas definidas para ações conjuntas de diferentes ações, mas cujo objetivo seja comum a todos. "O universo dos direitos do cidadão pode e deve ser trabalhado em rede, com todas as forças convergindo para o mesmo objetivo que é o bem comum, a vida em harmonia, o entendimento e a compreensão e a aceitação às diferenças. As inscrições estão abertas à sociedade civil organizada, basta enviar e-mail para direitos humanos@sdhsu.prefpoa.com.br com o nome da entidade e o dos participantes. Mais informações pelo telefone (51) 93119074.
/direitos_humanos
Texto de: Caroline Weigel - estagiaria, com supervisão de Gladis Ybarra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.