Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de janeiro de 2013

LUIZ DE MIRANDA INDICADO AO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA

POR GRAÇA GARCIA

LUIZ DE MIRANDA E O NOBEL
Eduardo Jablonski *
Muitos fatos importantes estão acontecendo na carreira do maior poeta vivo da língua portuguesa – Luiz de Miranda. Há poucos dias, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) o indicou ao Prêmio Nobel de Literatura 2013, ao enviar correspondência para o Comitê do Nobel na Academia Sueca, em Estocolmo. O poeta uruguaianense recém foi eleito ao PEN Clube do Brasil, entidade inaugurada em 1936 e filiada ao PEN Internacional com sede em Londres. São mais de 150 filiais em todo o mundo, cujo objetivo é defender a literatura como patrimônio dos povos. Neste ano, vai lançar Salve Argentina (em espanhol) e Luiz de Miranda – Themes and Poetry (em inglês), ambos pela Edipucrs. Também assinou contrato para a 2ª edição de Nunca mais seremos os mesmos, com certeza um dos maiores livros de poemas da literatura nacional.
Luiz de Miranda publicou 33 títulos, somando 3.432 páginas, um recorde mundial. A Edipucrs propôs contrato para a publicação de seis livros do poeta. "Vozes do Sul do Mundo" (2011), "Rio de Janeiro, Canto de Luz Mar Adentro" (2011), "Salve Portugal" (2012), "Amores Amargos" (2012), além dos já referidos "Salve Argentina" e "Luiz de Miranda – Themes and Poetry". Em 2010, a Edipucrs ofereceu o estudo crítico e biográfico "Luiz de Miranda - o Senhor da Palavra", deste crítico.
Luiz de Miranda tem 11 Prêmios no Exterior: 4 (Estados Unidos), 2 (França), 2 (Paraguai), 2(Panamá), 1 (Itália). E recebeu Grande Prêmio Nacional de Poesia 2001 da Academia Brasileira de Letras entre dezenas de outros prêmios nacionais.
Quanto ao reconhecimento, o escritor Nelson Werneck Sodré (1996) disse que Luiz de Miranda constituía-se numa das poucas grandes vozes da poesia brasileira. Gerardo Mello Mourão em 1999 comentou que Luiz de Miranda atingiu momentos dos mais altos da poesia brasileira. Em 2000, o imortal Antônio Olinto destacou que Gonçalves Dias e Luiz de Miranda significavam dois ápices da poesia de língua luso-brasileira e complementou que o poeta gaúcho ascendeu ao primeiro plano da poesia nacional. Lygia Fagundes Telles o classificou em 2002 como poeta maior. O ex-ministro de Educação de Portugal e crítico José Augusto Seabra disse em 2003 que "Cantos de Sesmaria" o tornava um dos maiores poetas do mundo. Conforme o principal escritor da história do Rio Grande do Sul, Moacyr Scliar (2006), Luiz de Miranda é o ápice da Poesia Brasileira. Enfim, estamos diante do melhor.
* Crítico Literário
______________________
Contatos de Luiz de Miranda