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22 de janeiro de 2013

Porto Seco em fase final de preparação para o Carnaval 2013

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Prefeito em exercício conheceu melhorias para festa deste ano
Prefeito em exercício conheceu melhorias para festa deste ano
Porto Alegre se prepara para receber no Carnaval milhares de pessoas no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte. O prefeito em exercício, Sebastião Melo, juntamente com o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, esteve, nesta terça-feira, 22, visitando o local. Foi realizado um encontro com os dirigentes das escolas de samba de Porto Alegre para tratar dos acertos finais da preparação para o desfile de 2013, que inicia no dia 8 de fevereiro. O ato ocorreu na sede da Associação das Entidades Carnavalescas. Jacoby apresentou aos dirigentes carnavalescos o panorama da infraestrutura do Carnaval de 2013 preparada pela prefeitura com o objetivo de qualificar a maior festa popular do país. (fotos)
Entre as melhorias, o secretário apontou o aumento da capacidade da iluminação na pista, além da estrutura em termos de assistência à saúde e segurança. Melo destacou o empenho da prefeitura para a realização de uma grande festa. Falou do trabalho em conjunto das secretárias municipais envolvidas com o evento e do diálogo com as lideranças comunitárias e dirigentes das escolas. “É uma ação que mostra a importância da transversalidade do governo, são inúmeras pastas envolvidas que devem estar em sintonia e bem articuladas. Além disso, há um grande esforço da prefeitura em manter o diálogo ao longo do ano para a preparação desta grande festa, um momento de muita alegria na cidade”, avaliou.
Para o carnavalesco Juliano Soares, da Samba Puro, da comunidade Maria da Conceição, a festa deste ano deverá superar as expectativas. “Estamos trabalhando desde setembro do ano passado para realizar uma linda festa. Já estamos com tudo pronto, sendo que o prazo final é dia 25”, afirmou. Os secretários das pastas envolvidas com o evento, como segurança, saúde, limpeza urbana, obras, trânsito, entre outros, também participaram do encontro. Antes da apresentação, os presentes visitaram barracões e as estruturas do Porto Seco.
Panorama da Infraestrutura do Carnaval 2013
Iluminação
Triplicada no ano passado, a iluminação da avenida foi reforçada para permitir uma captação de imagens em alta definição (para transmissão em HD) ainda melhor. A área de concentração terá 12 torres de iluminação, contra uma no ano passado. Serão 26 torres ao longo da pista, com cinco refletores cada. A mudança, além de agradar a quem estiver na avenida, enriquece a qualidade das imagens para o televisionamento. No Carnaval de 2013, a RBS TV fará pela primeira vez a transmissão totalmente em alta definição (HD). Quatro geradores garantirão que não falte luz no Complexo.
Alimentação e Butekão do Samba
Novidade do ano passado, o Butekão do Samba estará localizado ao lado da Praça de Alimentação, em área isolada das arquibancadas. No local, grupos de pagode e samba se alternarão durantes as noites de desfile. A capacidade é de 3 mil pessoas. A praça de alimentação suportará 5 mil pessoas, ambos com sanitários extras. Em toda extensão da pista de desfiles haverá 13 quiosques de alimentação, localizados atrás das arquibancadas. Vigilância em Saúde Fiscais da Equipe de Alimentos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) estarão permanentemente na praça de alimentação do Complexo Cultural do Porto Seco, trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC). A CGVS orientará em palestras todos os comerciantes licenciados pela SMIC e pela SMS, sobre normas sanitárias na confecção de alimentos. A Equipe aconselha os foliões a só consumirem alimentos na área licenciada e de comerciantes licenciados. Alimentos consumidos fora da praça de alimentação não são fiscalizados, tem origem duvidosa e podem colocar em risco a saúde do consumidor.
Assistência médica
Estrutura para atendimento de urgências médicas, prevenção de DSTs e vigilância sanitária. A estrutura conta com uma área total de 200 m², composta por recepção, consultório, espera dirigida, sala de estabilização, sala de procedimentos, copa/estar para os trabalhadores da saúde e de uma área externa, para atendimento eventual de múltiplas vítimas e para embarque e desembarque de usuários na ambulância. O mobiliário e equipamentos são novos. Neste ano, em parceria com a Empresa Hospitrade, a estrutura vai dispor de DEA´s (desfibriladores externos automáticos) em locais estratégicos ao longo da pista, que serão utilizados por voluntários treinados em caso de parada cardio-respiratória. A equipe será composta por 2 enfermeiros, 2 médicos, 4 técnicos de enfermagem, 1 administrador , 1 assistente administrativo, além de outros profissionais para apoio e de 2 ambulâncias do SAMU, reguladas pela coordenação daquela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enfermeira Miria Patines, da Coordenação Municipal de Urgências.
SAMU - Estará presente em todos os desfiles com duas ambulâncias sendo uma de suporte básico e outra de baixa complexidade, com equipe apta a prestar o primeiro atendimento, no local bem como remover os usuários, para locais de atendimento de média e alta complexidade, conforme avaliação de necessidade. Estará integrada à UPA e conectada com a Central de Regulação. A equipe de cada ambulância é constituída por motorista, técnico de enfermagem ou enfermeiro.

Estande de Saúde - Será ocupado por um grupo de profissionais e técnicos que realizarão atividades educativas e promocionais de saúde, assim como distribuição de preservativos masculinos e gel lubrificante. Será um espaço para informações sobre prevenção às DSTs e AIDS e também sobre saúde em geral.
Setorização
A setorização implementada no ano passado, para evitar excesso de concentração em alguns pontos, foi aperfeiçoada. Do lado esquerdo da avenida estarão os setores ímpares e do lado direito estarão os pares, cada local terá acesso em separado e contará com quiosques de alimentação e sanitários independentes. O número de catracas de acesso aumentou de 27 para 31. Haverá quatro cancelas veiculares. Todas as formas de ingresso (ticket de arquibancada, pulseiras para convidados dos camarotes e credenciais de imprensa e convidados ou funcionários do evento) terão monitoramento via computador, para medição em tempo real da capacidade de público em cada local.
Novidades de segurança
Quem comprar ingresso para o setor 1, circulará apenas nesse local, que estará dotado de quiosques, sanitários tipo contêiner (com água corrente e luz). Não será possível circular pelos outros setores. Limitação no número de saídas: Só será possível deixar completamente o local duas vezes. Isso possibilita ao folião, por exemplo, desfilar por sua escola e depois retornar a seu lugar nas arquibancadas. Não será possível entrar e sair do setor indefinidamente.
Centro de Hospitalidade
Novidade do ano passado, o chamado HC (hospitality center, na sigla inglesa) será duplicado. Trata-se de um camarote coberto, que continuará localizado próximo à concentração. Serão construídos dois, um de cada lado da avenida, com capacidade para 350 pessoas cada, destinados a convidados e personalidades.
Estatísticas do Complexo Cultural do Porto Seco
A pista de desfiles tem 341 metros.
A largura total é 16 metros, sendo 12 metros de área de desfile.
Cada setor de arquibancadas tem 12 degraus, com capacidade total para 8,6 mil pessoas.
O somatório total de público será de 38,1 mil ingressos, mais 2.130 credenciais, 22.330 pulseiras. Haverá ainda 1,7 mil credenciais de veículos.

Arquibancadas
Comprimento: 360 m
Altura mínima desde o chão: 1,5 m
Setores: 7 Degraus (por setor): 12
Resistência: 800kg/m2
Capacidade das arquibancadas: 8.600
Capacidade dos dois HCs: 700
Capacidade dos Camarotes: 2.390
Capacidade das Frisas: 800
Capacidade do Butekão (novo bar): 3.000
Capacidade da Praça de Alimentação: 5.000 + 13 quiosques ao longo da pista

Iluminação
Torres: 38
Refletores: 5/torre
Potência (individual): 2000w
Tipo de lâmpada: HQI (halógena quartz iodo)
Geradores: 8 trifásicos (4 em stand by)
Potência (somada): 1.600Kva
Luminosidade (pista): 1.600 Lux


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Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.