Cleci Jurach recepciona Isabel Letícia Pedroso de Medeiros, a nova presidente
No final da tarde desta quinta-feira, 17, tomou posse a direção do Conselho Municipal de Educação (CME) para o biênio 2013-2014. Em cerimônia realizada na sede da entidade, no Centro Histórico, foram conduzidos ao cargo a presidente, Isabel Letícia Pedroso de Medeiros; a vice, Andréia César Delgado; e o secretário-geral, Glauco Marcelo Aguilar Dias. A secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, esteve presente à solenidade. (fotos)
Ao transmitir o cargo, a ex-presidente Regina Maria Duarte Scherer agradeceu aos conselheiros e assessores técnicos que fizeram parte da gestão 2011-2012. "Encerramos um momento muito especial para nós, com a certeza de que a nova gestão recebe um conselho muito mais organizado, sem processos pendentes e com seu funcionamento discutido coletivamente", afirmou. "Agradecemos também à Secretaria Municipal de Educação (Smed) e à secretária Cleci pela boa relação e pela melhoria das condições de trabalho e de estrutura física", disse.
Já empossada, Isabel, que é professora da Rede Municipal de Ensino e foi secretária-geral na última gestão do CME, falou sobre sua nova função. "Não pude dizer não. Sou filha de escola pública e sei que estar no conselho representa construir uma educação de qualidade para as classes populares de Porto Alegre", projetou. "Sempre tive a convicção de que, em um estado democrático e republicano, não somos oponentes. O CME não desmerece o executivo, e, sim, só contribui, pois colaboramos juntos para a qualificação do ensino", ponderou.
Cleci, além de agradecer pelo trabalho realizado por Regina, desejou um bom mandato à nova diretoria do CME e aos conselheiros. "Todos estão aqui porque querem que o ensino melhore, assim como nós da Smed. Quem acha que a educação é uma ação pronta, não conhece educação", enfatizou. "O CME não é simples aceitação do que é imposto, mas sim um espaço de discussão entre setores diferentes para qualificar o ensino, e nisso somos todos parceiros", concluiu.
Também estiveram presentes ao evento a secretária adjunta da Smed, Maria da Graça Gomes Paiva, a diretora pedagógica Eliane Meleti, o vereador João Derly, a agora ex-vice-presidente do CME, Marly Freitas Cambraia, entre outras autoridades.
CME - Criado sob a Lei Municipal número 248, de 23 de janeiro de 1991, é um órgão consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino. Por intermédio das entidades que o compõem e da participação nos diversos fóruns que discutem a educação no município, tem como objetivo estabelecer o diálogo entre as diversas instituições municipais de ensino e a sociedade.
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.