Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de janeiro de 2013

Marcha e shows abrem Fórum Social Temático neste sábado

Foto: Divulgação/PMPA
Estande da prefeitura irá destacar ações voltadas à sustentabilidade Estande da prefeitura irá destacar ações voltadas à sustentabilidade
Com concentração a partir das 13h, a tradicional Marcha dos Povos dará início oficial ao Fórum Social Temático 2013, em Porto Alegre, neste sábado, 26. O início da caminhada ao longo da Avenida Borges de Medeiros está marcado para as 17h, no Largo Glênio Peres. De lá, o público segue para o Anfiteatro Pôr do Sol, para o show de abertura do Fórum. A atração nacional será o cantor e compositor paulista Dexter.

Na marcha, o destaque deverá ficar por conta da diversidade do público, uma das marcas registradas da caminhada que afirma a possibilidade de novas formas de convivência social, política, econômica e cultural entre as pessoas. E não é para menos. Movimentos sociais, centrais sindicais, estudantes, ambientalistas, ativistas de comunidades alternativas e de gênero, professores, servidores públicos e políticos estão entre os que deverão formar a multidão que deverá percorrer a avenida.

No show deste sábado, além de Dexter, sobem ao palco Motivos Óbvios, Laboratório Zona Sul, Luciano Judah e Banda Soldiers, banda Apocalypse, Madame Gabi, Rp3, CNoys, Sintomas Clã, Rafuagi e Tribo Brasil. Próximo ao Anfiteatro, desde a quinta-feira, começa a surgir a cidade do Acampamento da Juventude, no Parque Maurício Sirotsky, que deverá reunir milhares de pessoas alojadas em barracas.

Ali estão concentrados parte dos esforços da prefeitura para realização do Fórum Social Temático em Porto Alegre, com a instalação de banheiros equipados com chuveiros, lavanderias, cozinha comunitária, palco, acesso wireless à rede mundial de computadores, tendas para manifestações culturais e artísticas e espaço para atividades da economia solidária. Com investimento direto de R$ 2,6 milhões para realização do Fórum Social, a Prefeitura de Porto Alegre é uma das principais instituições que realizam esforços para o sucesso do evento que segue até o próximo dia 31.

Estande - A Prefeitura terá seu próprio estande nas adjacências da Usina, em área bem próxima à orla do Lago Guaíba. A localização é estratégica e visa valorizar o foco do Fórum Social Temático 2013 – Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável. A coordenadora de Relações Internacionais da Secretaria de Governança Local, Danielly Votto, explica que o estande pretende valorizar o Lago e as ações desenvolvidas pela administração municipal em favor da sustentabilidade. Um dos destaques é o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que deverá elevar a taxa de esgoto tratado na cidade de 27% para 77%, proporcionando o retorno da balneabilidade do Guaíba.

O estande da prefeitura terá 150 metros quadrados. No espaço será oferecida água potável do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), instalações para recarga de baterias e acesso wireless à rede mundial de computadores – serviço igualmente disponibilizado pela Procempa na Usina do Gasômetro e em outros pontos daquela área.

Saiba mais sobre Fórum Social Temático 2013 e sobre a programação completa em http://fsmpoa.com.br/



/forumsocial /governanca
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.