Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de janeiro de 2013

Projeto Cidade Escola é apresentado no Fórum Social Temático

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Projeto abrange oficinas de cultura, meio ambiente e esportes na rede municipal Projeto abrange oficinas de cultura, meio ambiente e esportes na rede municipal
“Uma escola que se abre e invade a cidade e uma cidade que termina por invadir a escola, ao disponibilizar espaços e equipamentos para que ocorra a aprendizagem”. Foi dessa forma que a coordenadora do Cidade Escola, Maria Cristina Garavelo, conceituou o projeto que tem o mesmo nome, durante apresentação no final da tarde de quarta-feira, 30, em atividade do Fórum Social Temático, na Usina do Gasômetro. (fotos)
O Cidade Escola é desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e conta com aporte financeiro do governo federal. Trata-se de uma iniciativa que atende, em tempo integral, estudantes, com a oferta de atividades complementares, sob responsabilidade de professores da Rede Municipal de Ensino e de instituições conveniadas, realizando o atendimento nas próprias escolas ou nas sedes recreativas.
São ministradas oficinas de atividades culturais, ambientais e esportivas, para crianças de seis a 16 anos de escolas municipais com a finalidade de promover uma formação mais ampla ao aluno. A previsão, segundo Maria Cristina, é de que, até 2016, cerca de 50% das escolas municipais estejam integralizadas, ressaltando que o projeto permite conhecer o estudante como um todo.
Durante o encontro, a professora explicou que a entidade conveniada deve oferecer atendimento de, no mínimo, três horas diárias por aluno. Também são obrigatórias as ofertas de oficinas pedagógicas (letramento e matemática) a todos, com, no mínimo, duas horas-relógio semanais. “Um grande desafio é estreitar cada vez mais os atendimentos realizados pelo Cidade Escola com o ensino regular ofertado nas escolas”, projetou Maria Cristina.


/educacao
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.