Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de janeiro de 2013

Melo recebe manifesto de Povos Tradicionais de Terreiro

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Manifestantes pediram proteção dos territórios considerados sagrados
Manifestantes pediram proteção dos territórios considerados sagrados
O prefeito em exercício, Sebastião Melo, recebeu nesta segunda-feira, 21, um manifesto em defesa dos Povos Tradicionais de Terreiro e dos Terreiros de Matriz Africana. O documento foi entregue por representantes da V Marcha Estadual Pela Vida e Liberdade Religiosa do Rio Grande do Sul e representantes de religiões afro-umbandistas. Também esteve presente na audiência a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Presidência da República, Silvany Euclênio Silva.

Os manifestantes pediram ao prefeito em exercício medidas de proteção dos territórios considerados sagrados pelas religiões afro-umbandistas e fizeram um apelo para que a prefeitura analise a desapropriação de terreiros utilizados pelas religiões afro-umbandistas para construção de obras públicas, ou por empresas privadas para grandes empreendimentos. Entre esses terreiros, o grupo citou o Centro de Umbanda Reino da Mãe Oxum, localizado na Moab Caldas, que dará espaço à duplicação da Avenida Tronco. “Nós temos que entender que a cidade está crescendo e existem obras e avanços inevitáveis nesse processo. Mas também precisamos respeitar a cultura, a religião de cada povo e a diversidade que existe em Porto Alegre. Nosso compromisso e nossa preocupação é tomar as melhores decisões e achar o melhor local possível para abrigar esse Centro de Umbanda”, disse Sebastião Melo.


/religiao
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.