Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de janeiro de 2013

Festival internacional Democracine discute direitos humanos

Foto: Clarisse Abrahão/Divulgação PMPA
Democratização é tema de encontro com diretores, atores e produtores
Democratização é tema de encontro com diretores, atores e produtores
Projeções inusitadas com vídeos selecionados na primeira edição do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre estão sendo apresentados desde o dia 5 de janeiro e seguem até o dia 23, em diferentes comunidades e bairros da Capital. O objetivo é promover aos cidadãos o acesso e democratização da cultura, lazer e cidadania, através do acervo do festival.
O projeto, que prevê discussões acerca de temas ligados à participação social e lutas pelos direitos humanos, já é uma etapa preparatória para o Fórum Social Temático – FST 2013, que ocorrerá de 26 a 31 de janeiro, em Porto Alegre. A iniciativa é do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e a realização ocorre por meio dos programas Na Boa em POA e Capacitapoa, da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, em ação conjunta com a Coordenação de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal de Cultura.

A grande aceitação do público nas comunidades já atendidas e o interesse sinalizado por diferentes segmentos de jovens e estudantes, que ainda não assistiram as projeções, fez com que a prefeitura idealizasse novas sessões nos bairros. De acordo com a coordenadora do projeto no Inovapoa, Clarisse de Lima Abrahão, é importante democratizar o acervo formado por essa primeira edição do festival, aproveitando seu valor no incentivo às discussões relacionadas ao avanço da cidadania e formação de um público sensibilizado para as artes audiovisuais.
Democracine - Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de sua coordenação de Cinema e Vídeo, a primeira edição do Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre - ocorreu em junho de 2012, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e no CineBancários.
Atendendo à divulgação internacional, 119 trabalhos de vários países relacionados a temas da democracia participativa e das lutas pela cidadania foram inscritos para a Mostra Competitiva do Festival, sendo selecionados 20 títulos para exibição em sessões comentadas na Sala P. F. Gastal. Contando com a participação de diretores, atores e produtores, as sessões transformaram Porto Alegre em um cenário de discussões sobre a democratização popular, participação social e luta pelos direitos humanos.
Confira programação completa:
* 15/01 (terça-feira): às 19h, CPCA Zona Leste (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, Lomba do Pinheiro)
* 16/01 (quarta-feira): às 10h, Centro Vida (Av. Baltazar de Oliveira Garcia 2132, Rubem Berta)
* 16/01 (quarta-feira): às 19h, CAR Partenon, Av. Bento Gonçalves 6670, Partenon
* 17/01 (quinta-feira): às 14h, NCC Belém, Novo (Av. Juca Batista 7570, Chapéu do Sol)
* 18/01 (quinta-feira): às 14h, Residencial Nova Chocolatão, (Av. Protásio Alves, 9115, Rio Branco)
* 18/01 (sexta-feira): às 19h, Colônia de Pescadores Z5 (Ilha da Pintada)
* 21/01 (segunda-feira): às 14h, Centro Cultural James Kulisz (Av. Joaquim Porto Vilanova, 143, Bom Jesus)
* 21/01 (segunda-feira): às 19h, Instituto Marista Ivone Vetorello (Rua Dom Bosco, 103, Glória)
* 22/01 (terça-feira): às 10h, Centro Social Fundação Pensamento Digital (Rua Capivari, 2020, Cruzeiro)
* 22/01 (terça-feira): às 19h, CTSA (Rua Chico Pedro, 500, Cristal)
* 23/01 (quarta-feira): às 19h, sala 10 do Mercado Público (Largo Glênio Peres, Centro).


/cinema
Texto de: Mariana Kruse
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.