Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de janeiro de 2013

Centro Integrado de Comando coordena reunião sobre Fórum Social

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Orgãos municipais, estaduais e federais debateram preparação para o fórum Orgãos municipais, estaduais e federais debateram preparação para o fórum
O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) coordenou, nesta terça-feira, 22, a última reunião preparatória para o Fórum Social Temático, que será realizado de 26 a 31 de janeiro. Preparado pela Coordenação de Relações Internacionais, o debate sobre a preparação da cidade envolveu principalmente órgãos de Segurança Pública, Saúde e atendimento a turistas. O objetivo é integrar os diferentes serviços envolvidos em grandes eventos e garantir o compartilhamento de informações e o atendimento de qualidade à população, aos participantes do fórum, que está reunindo mais de 60 movimentos sociais, e aos turistas de mais de 25 países que são esperados.

A preparação para o fórum reuniu o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar, a Polícia Civil, que vai reforçar o atendimento na Delegacia do Turista, no aeroporto Salgado Filho; a Polícia Rodoviária Federal, que também vai orientar os visitantes e manter o Núcleo de Operações Especiais em prontidão; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vai instalar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Acampamento da Juventude; a EPTC, que vai reforçar o efetivo e estender o plantão até o final de todos os eventos do fórum; a Guarda Municipal, que faz a segurança dos espaços públicos onde serão realizadas as atividades; a secretaria de Turismo, responsável pela acolhida e informações aos turistas; e a Procempa, que vai oferecer internet livre e gratuita para os frequentadores do fórum, e desenvolveu o site oficial do evento (http://fsmpoa.com.br/). No site, é possível encontrar informações sobre a programação, ficha de inscrição e ainda um mapa do evento, com todos os serviços oferecidos. O Centro Integrado de Comando também estará acompanhando o fórum, com mosaicos especiais para cada dia, reunindo as câmeras de videomonitoramento que melhor registram as atividades.

O coordenador do centro, Airton Costa, explica que o compartilhamento dos planos de trabalho de cada órgão, além do reconhecimento da estrutura responsável pelo apoio a grandes eventos, é fundamental para a pronta-resposta a qualquer ocorrência. “Com um centro integrado, integrado a diferentes esferas do poder público, melhoramos o serviço prestado ao cidadão. Compartilhando informações e atuando juntos, garantimos segurança e orientação para os visitantes, assim como mantemos o funcionamento de rotina da cidade”, explicou.

/centro_integrado_de_comando /forumsocial
Texto de: Roberta Obelheiro
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.