Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de janeiro de 2013

Orquestra Villa-Lobos faz música também nas férias

Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Grupo realizará milésima apresentação nos próximos meses Grupo realizará milésima apresentação nos próximos meses
Na tarde desta quarta-feira, 16, a Orquestra Villa-Lobos presenteou a comunidade com mais uma apresentação. Dessa vez, o grupo participou da inauguração das novas instalações da Casa Santa Clara, uma das unidades de atendimento do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), no bairro Lomba do Pinheiro.

O CPCA promove atendimento semanal oportunizado pelos convênios mantidos junto a diversas instituições. Desde 2006 é parceira da Villa-Lobos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Entre as atividades, são realizadas oficinas de música em sete locais da Lomba do Pinheiro com mais de 700 atendimentos semanais, que contam com apoio financeiro para viabilizar produções artísticas.

O grupo já possui até um livro intitulado "Orquestra Villa-Lobos: música que transforma", publicado em novembro de 2012, que relata a trajetória de 20 anos do projeto cultural e social. Ainda na agenda de janeiro da orquestra está o concerto de encerramento do Forinho, dia 31, evento paralelo ao Fórum Social Temático, que terá atividades para crianças e adolescentes. O evento ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul (rua Washington Luiz, 980, Centro Histórico), sob coordenação da ONG Cataventus.

Além disso, como parte das atividades pedagógicas e de lazer, os músicos viajarão a Florianópolis, em Santa Catarina, onde passarão os primeiros dias de fevereiro. De acordo com a coordenadora Cecília Silveira, após as férias está prevista a apresentação de número mil, que deverá contar com programação especial para a data.

Histórico - No currículo da orquestra constam a produção dos CDs “O Trenzinho do Caipira“ (2002) e “Olhos Coloridos” (2008), além de importantes premiações: prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara Municipal de Porto Alegre; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; a certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; o prêmio Líderes & Vencedores 2009 pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como destaque comunitário; e a certificação do prêmio Itaú Unicef 2011. Realizou concertos para público superior a 240 mil pessoas.


/educacao /orquestra
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.