Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de janeiro de 2013

Alunos se preparam para desfile da Esporte Dá Samba no Carnaval

Foto: Mirele Pacheco/PMPA
Alunos de 10 escolas participarão de atividades carnavalescas
Alunos de 10 escolas participarão de atividades carnavalescas
Cerca de 450 estudantes de dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) já estão em preparação para integrar o desfile da escola de samba mirim Esporte Dá Samba, em parceria das Secretarias Municipais de Educação (Smed) e de Esportes, Recreação e Lazer. No sábado, 26, às 15h30, os jovens participarão de ensaio geral, na quadra da União da Vila do Iapi (rua Bernardino Silveira Amorim, 911, bairro Sarandi).
Integrarão a atividade alunos das Emefs Aramy Silva, Moradas da Hípica, Chico Mendes, Deputado Marcírio Goulart Loureiro, Grande Oriente do Rio Grande do Sul, José Loureiro da Silva, Nossa Senhora de Fátima, José Mariano Beck, Monte Cristo e Vereador Martim Aranha, essa última responsável pela comissão de frente da Esporte Dá Samba. Em 9 de fevereiro, os estudantes se apresentarão junto com a escola de samba no Complexo Cultural do Porto Seco, às 20h30, abrindo a segunda noite do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre.
Segundo Nara Adolfo, coordenadora do programa Escola Aberta da Smed, o ensaio servirá de aclimatação para os estudantes, que já ensaiam em suas próprias instituições. “Na atividade, eles terão o primeiro contato com a bateria da Esporte Dá Samba, por exemplo”, explica. Já na apresentação no Porto Seco, os alunos representarão alguns dos projetos da Smed. “Além de se adequarem ao enredo deste ano, as crianças levarão ao sambódromo o programa Escola Aberta, o projeto Cidade Escola e os Jogos Escolares Municipais”, projeta.
Esporte Dá Samba – oportuniza a participação de mais de três mil crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade no Carnaval de rua de Porto Alegre. O programa atinge mais de 60 comunidades de toda cidade, que se mobilizam o ano inteiro por meio de oficinas de percussão, shows e apresentações, além do desfile na avenida.
Para 2013, o enredo escolhido foi Seguindo o Caminho da Conscientização, Esporte Dá Samba Alerta: Educação no Trânsito é a Solução. O samba que embalará os foliões mirins neste ano foi composto por Renan Ludwig, Alex Bagé, Dodô Ananias e Rafael Tubino.
Confira a letra abaixo.
Vem, vem, vem estende a mão
Esporte dá samba é conscientização
Chegou a hora, o show vai começar
Coloque o cinto, pra se preservar
Foi dado o sinal verde pra sambar
Doa a quem doer, essa é a verdade
Educação no trânsito, não convém velocidade
Responsabilidade, respeito universal
É a mensagem do meu carnaval
Direção não combina com o celular
Alô, alô: diz o dito popular
Se beber não dirija, te liga
Respeite a vida!
Condutor, fique ligado!
Chuva e neblina, o cuidado é redobrado
Chega de imprudência, põe a mão na consciência
Os animais vamos juntos proteger
Respeite o pedestre com carinho e atenção
Oh, São Cristóvão... Abençoai nossos irmãos.
Nunca andar na contramão
Grite bem alto, bata no peito
Dirija tranquilo, olhe o sinal
No trânsito muito respeito
Ouça o samba-enredo de 2013 da Esporte Dá Samba aqui.


/carnaval /educacao /escolas
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.