No Acampamento, a estrutura disponibilizada pela prefeitura inclui sanitários com chuveiros, lavanderias, cozinha comunitária, palco, tendas para manifestações artísticas e culturais e área para comercialização de produtos de economia solidária. Junto à Usina, a prefeitura está concluindo a montagem de estandes destinados à economia solidária, movimentos sociais e centrais sindicais, entre outros.
A Prefeitura também terá seu próprio estande nas adjacências da Usina, em área bem próxima à orla do Lago Guaíba. A localização é estratégica e visa valorizar o foco do Fórum Social Temático 2013 – Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável. A coordenadora de Relações Internacionais da Secretaria de Governança Local, Danielly Votto, explica que o estande pretende valorizar o Lago e as ações desenvolvidas pela administração municipal em favor da sustentabilidade. Um dos destaques é o Programa Integrado Sócioambiental (Pisa), que deverá elevar a taxa de esgoto tratado na cidade de 27% para 77%, proporcionando o retorno da balneabilidade do Guaíba.
O estande da prefeitura terá 150 metros quadrados. Ali, também será oferecida água potável do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), instalações para recarga de baterias e acesso wireless à rede mundial de computadores – serviço igualmente disponibilizado pela Procempa na Usina do Gasômetro e em outros pontos daquela área.
/forumsocial /governanca
Texto de: Poti
Silveira Campos
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.