Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

12 de abril de 2013

Depois de quase 30 anos - MTG irá reeditar História do Chimarrão de Barbosa Lessa


O Movimento Tradicionalista Gaúcho orgulhosamente vem apresentar o livro “A história do Chimarrão”, do saudoso Luiz Carlos Barbosa Lessa, produzido em 1949, com três edições apenas, e, agora, volta a cena, através de uma liberação da viúva, e ex-patrona dos festejos farroupilhas, Nilza Lessa, cedendo os direitos autorais para uma tiragem.

O livro está em fase de acabamento, mas em primeira mão, para a imprensa, foi liberado uma mostra do que está por vir. O lançamento deverá coincidir com uma das festividades do MTG no mês de maio do corrente ano.

O chimarrão, apesar de hábito cotidiano, carrega em seu íntimo mais segredos e história do que nós, meros mateadores supomos. Tratam-se de elementos que se entrelaçam de forma constante à própria história da formação do Rio Grande do Sul e de sua gente. Ainda hoje, mantemos usos e costumes relacionados ao chimarrão, muitas vezes, sem ao menos saber de onde vem, ou porque são feitos.

Desvendar o chimarrão e sua história, trará a luz, o entendimento dos motivos que nos mantém saboreando-o diariamente, mesmo depois de mais de 500 anos de sua descoberta. Aprofundará nossos conhecimentos sobre essa salutar bebida, fazendo-nos rever conceitos e aprimorar o hábito.

Este livro, nos oferece esse alargamento de horizontes e comprova que solito ou em parceria, o melhor sabor, vem do doce mate amargo.



Rogério Bastos
Jornalista Mtb 16.834
Assessoria de Imprensa MTG