Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de abril de 2013

Depois de quase 30 anos - MTG irá reeditar História do Chimarrão de Barbosa Lessa


O Movimento Tradicionalista Gaúcho orgulhosamente vem apresentar o livro “A história do Chimarrão”, do saudoso Luiz Carlos Barbosa Lessa, produzido em 1949, com três edições apenas, e, agora, volta a cena, através de uma liberação da viúva, e ex-patrona dos festejos farroupilhas, Nilza Lessa, cedendo os direitos autorais para uma tiragem.

O livro está em fase de acabamento, mas em primeira mão, para a imprensa, foi liberado uma mostra do que está por vir. O lançamento deverá coincidir com uma das festividades do MTG no mês de maio do corrente ano.

O chimarrão, apesar de hábito cotidiano, carrega em seu íntimo mais segredos e história do que nós, meros mateadores supomos. Tratam-se de elementos que se entrelaçam de forma constante à própria história da formação do Rio Grande do Sul e de sua gente. Ainda hoje, mantemos usos e costumes relacionados ao chimarrão, muitas vezes, sem ao menos saber de onde vem, ou porque são feitos.

Desvendar o chimarrão e sua história, trará a luz, o entendimento dos motivos que nos mantém saboreando-o diariamente, mesmo depois de mais de 500 anos de sua descoberta. Aprofundará nossos conhecimentos sobre essa salutar bebida, fazendo-nos rever conceitos e aprimorar o hábito.

Este livro, nos oferece esse alargamento de horizontes e comprova que solito ou em parceria, o melhor sabor, vem do doce mate amargo.



Rogério Bastos
Jornalista Mtb 16.834
Assessoria de Imprensa MTG