O Centro de Dança O Prêmio divulga a composição do Júri do Prêmio
Açorianos de Dança 2013. São 33 profissionais da área indicados pela comunidade
da dança que terão a missão de avaliar a produção da cidade. O atual formato –
que contempla um grande júri e juris específicos por gênero - foi definido no
ano passado a fim de ampliar o alcance do Prêmio e o reconhecimento da
diversificada produção de nossa cidade.
Balé Clássico, Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Dança
Contemporânea, Dança de Salão, Flamenco, Dança do Ventre e Danças
Folclóricas/Étnicas) serão julgados por júris específicos. Para avaliar as
categorias espetáculo do ano, bailarino, bailarina, coreografia, cenografia,
figurinos, iluminação, direção, produção e trilha sonora o Açorianos conta com
um grande júri formados por 10 profissionais das mais variadas áreas. O
Açorianos também destaca projetos de formação e difusão e novas mídias em dança.
A cerimônia de entrega é no dia 17 de dezembro.
O Edital
do Prêmio Açorianos de Dança 2013 está disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=392&p_secao=184
Outras informações podem ser
obtidas através do fone 3289.8065 ou 3289.8063, ou através do e-mail tomazzoni@smc.prefpoa.com.br
Grande Júri
(responsável pela
avaliação dos espetáculos inscritos nas 10 categorias do
Prêmio)
Carolina Dias: Formada
em Educação Física (PUCRS/2006); Especialista em Dança (PUCRS/2009); Mestre em
Ciências do Movimento Humano (UFRGS/2011). Iniciou sua trajetória no campo da
dança através da prática do Jazz e do Street dance no ano de 1994.
Atualmente é professora e sócia proprietária da Oito Tempos Danças de Salão de
Porto Alegre.
Clóvis Rocha: Professor
e Coreógrafo; Graduado em Educação Física pela UFRGS; Mestrando em Estudos
Culturais na ULBRA; Diretor do Grupo Andanças/UFRGS; Diretor do Festival
Internacional de Folclore de Porto Alegre; Presidente da Associação
Portoalegrense de Artes Populares; Vice-presidente da ASGADAN; Integrante da
Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE; Autor do livro ABC das Danças Gaúchas de
Salão.
Daniele Zill: Integra desde 2001
como bailarina, coreógrafa e produtora, a premiada Cia de
Flamenco Del Puerto. Atua como
professora de Arte Flamenca, ministrando classes diárias na Escola de Flamenco
Del Puerto.Tem formação conservatorial em
música (piano) e formação acadêmica em Fisioterapia.
Diego Mac: Graduado em Dança, Especialista e Mestre em Poéticas
Visuais. Desenvolve pesquisas poético-teóricas entre dança, cultura popular,
imagem e tecnologia. Diretor, coreógrafo e bailarino do Grupo Gaia – Dança
Contemporânea. Diretor artístico da Muovere Cia. de Dança.
Gabriela
Santos: Estuda dança desde 1994.
Graduada em Ed. Física, é professora de Sapateado e Hip Hop em 7 escolas de
Porto Alegre. É coreógrafa e sapateadora do Natal Luz de Gramado, da Devir Tap
Band e do Groovin’ Tap. Dançou na Ânima, no Batida de Rua e na Cia Laboratório
da Dança. Participou de cursos e festivais nacionais e internacionais, sendo
contemplada com bolsas para o Tap in Rio (2013), LA Tap Fest (2012) e NY Tap
City (2011). Foi Destaque em Sapateado do Prêmio Açorianos
(2012).
Jô de Jesus: Bailarina, coreógrafa e
professora de Balé e Jazz. Mestre em
"Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y al Deporte" pela Universidad de
Córdoba - Espanha, Graduada em Educação Física - Bacharel em Treinamento Físico
e Desporto pela Universidade Luterana do Brasil. Iniciou seus estudos
com Lenita Ruschel. Fundou na década de 80, o Studio de Dança Jô de Jesus,
formando toda uma geração de bailarinos na Zona Norte da cidade. Estudou com
mestres como Jô-Jo Smith, Marli Tavares, Cecy Frank, Tony Petzhold e Nina
Verchinina
Juliana Werner: Educadora física, instrutora de Pilates, pesquisadora
do movimento e bailarina contemporânea. Especializanda em Método Pilates e
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, onde desenvolveu sua pesquisa
sobre questões históricas do tango em película homônima de Carlos Saura.
Atualmente desenvolve pesquisa na área de dramaturgia da dança, além de estar
realizando a tradução do livro "The Axis Syllabus - Universal Motor Principles"
de Frey Faust.
Ricardo
Ferraz (Mike):
Professor e pesquisador de Hip Hop e
especializado em Step; Campeão Sul Americano de Step e Vice Campeão de Hip Hop
em 2007 pela LIBRAF; Vencedor do prêmio Movie Art e Dança de melhor Ensaiador/RS
2008; Instrutor de Street Dance: Ballet Lenita Ruschel, Boa Forma, Action,
Sogipa e Ballet Gutierres; Instrutor de Step nas academias: Athletic Center e
Gala; Participante das últimas 5 edições do evento FULL FITNESS DAY; Diretor e
coreografo do grupo ALPHA COMPANY (desde 2002) vencedor de vários prêmios de hip
hop;
Raul Voges: Formação em Ballet Clássico e Dança Contemporânea em
Porto Alegre/RS e aperfeiçoamento em São Paulo. Professor, Bailarino e
Coreógrafo/Pesquisador. Foi Diretor Artístico e Professor da Fundação Casa da
Pedra/SP e Professor das Oficinas Culturais do Governo do Estado São Paulo.Atua
como professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea em Escolas de Porto
Alegre e Pesquisa Movimento e Dramaturgia paralelamente à Estudos do Corpo
baseados em obras de autores que estudam a Filosofia da Diferença. Bailarino e
intérprete/colaborador na Cia Terpsi Teatro de Dança-POA.
Roberta Malheiros: Graduação em Dança: Licenciatura, UERGS/FUNDARTE (2005).
Especialização em Dança, PUC/RS (2009). Professora da Rede Municipal de Porto
Alegre desde maio/2010. Formação de Dança do Ventre pela Escola Harém, onde atua
como professora e bailarina. Desenvolve sua pesquisa coreográfica em dança,
unindo a dança do ventre e abordagens
contemporâneas.
Jurados das Categorias
Destaque
Danças Étnicas
Clóvis Rocha: Professor
e Coreógrafo; Graduado em Educação Física pela UFRGS; Mestrando em Estudos
Culturais na ULBRA; Diretor do Grupo Andanças/UFRGS; Diretor do Festival
Internacional de Folclore de Porto Alegre; Presidente da Associação
Portoalegrense de Artes Populares; Vice-presidente da ASGADAN; Integrante da
Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE; Autor do livro ABC
das Danças Gaúchas de Salão.
Lucia
Brunelli: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e especialização em
Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Mestre
em Educação (ULBRA). É coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA.
Atou com Conjunto Folclórico Os Gaúchos, Centro Ítalo Brasileiro e como
Coreógrafa da CTG Aldeia dos Anjos, entre outros.
Laura Bauermann: Professora,
bailarina e coreógrafa especializada em danças populares, atua desde 2006. Nos
últimos dois anos, ministrou Oficinas para o Departamento de Descentralização da
Cultura de Porto Alegre. Graduanda em Licenciatura em Dança na UFRGS, participa
frequentemente de cursos, congressos e festivais no Brasil e no exterior,
como: XV Congresso Brasileiro de
Folclore, Congresso Mundial de Salsa do Brasil e XIX Encuentro Patagónico de
Danzas Folklóricas Argentinas. Atualmente, integra o Grupo de Brincantes do
Paralelo 30 – Folclore e Cultura Popular.
Danças Urbanas
Ricardo
Ferraz (Mike):
Professor e pesquisador de Hip Hop e
especializado em Step; Campeão Sul Americano de Step e Vice Campeão de Hip Hop
em 2007 pela LIBRAF; Vencedor do prêmio Movie Art e Dança de melhor Ensaiador/RS
2008; Instrutor de Street Dance: Ballet Lenita Ruschel, Boa Forma, Action,
Sogipa e Ballet Gutierres; Instrutor de Step nas academias: Athletic Center e
Gala; Participante das últimas 5 edições do evento FULL FITNESS DAY; Diretor e
coreografo do grupo ALPHA COMPANY (desde 2002) vencedor de vários prêmios de hip
hop;
Fernando Faleiro: Graduado no curso pedagogia da arte – Qualificação dança –UERGS atuou como bailarino de Hip Hop em companhias importantes da cidade como Cia Hip Hop e Batida de Rua. Tem 10 anos de experiência na área do ensino de dança em escolas, escolas de dança e projetos sociais e atualmente desenvolve e compartilha a pesquisa sobre Hip Hop e Dança Contemporânea no NECITRA.
Fernando Faleiro: Graduado no curso pedagogia da arte – Qualificação dança –UERGS atuou como bailarino de Hip Hop em companhias importantes da cidade como Cia Hip Hop e Batida de Rua. Tem 10 anos de experiência na área do ensino de dança em escolas, escolas de dança e projetos sociais e atualmente desenvolve e compartilha a pesquisa sobre Hip Hop e Dança Contemporânea no NECITRA.
B. Boy Julinho: diretor do Grupo Restinga
Crew(Prêmio Açorianos de Destaque em Danças Urbanas 2012). Bailarino, coreógrafo
e professor, é um dos precursores do trabalho com dança e educação na comunidade
da Restinga.
Sapateado Americano
Gabriela
Santos: Estuda dança desde 1994.
Graduada em Ed. Física, é professora de Sapateado e Hip Hop em 7 escolas de
Porto Alegre. É coreógrafa e sapateadora do Natal Luz de Gramado, da Devir Tap
Band e do Groovin’ Tap. Dançou na Ânima, no Batida de Rua e na Cia Laboratório
da Dança. Participou de cursos e festivais nacionais e internacionais, sendo
contemplada com bolsas para o Tap in Rio (2013), LA Tap Fest (2012) e NY Tap
City (2011). Foi Destaque em Sapateado do Prêmio Açorianos
(2012).
Daniella
Fernandes: Realizou seus estudos de Ballet
Clássico, Jazz e Sapateado americano, com os professores Eugênia Klinger, Walter
Arias e Heloisa Bertoli., na cidade de Rio Grande. Estudou, ainda, as danças
Flamenca e Contemporânea. Com especial interesse no estudo do Sapateado,
realizou sua formação com a professora Heloisa Bertoli, atuando em sua escola e
grupo como bailarina, professora e coreógrafa., com participação em vários
espetáculos, concursos e festivais. Realizou inúmeros cursos de especialização
na área, a destacar os ministrados por Kátia Barão, Marchina, Steven Harper e
Van Porter.
Karin Ibias: Formada em
Pedagogia no ano de 1988 pela PUCRS,pós graduada em Alfabetização em 1989 e
também em Lato Sensu em Dança em 2006, iniciou e se formou em ballet pela
escola Lenita Rushel Pereira. No ano de 2004 foi a primeira gaúcha a realizar em
Porto Alegre o exame de Professora do Royal Academy Of Dance, recebendo o título
TEACHER REGISTERED. Aperfeiçoou-se em Sapateado Americano , Dança de Rua, Ballet
Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Jazz, Flamenco, Alongamento,
Dança do Ventre com diversos professores renomados. Foi integrante do Grupo
Imbahá de 1982 à 1992, também foi bailarina do grupo Palco e Cia e da companhia
de dança contemporânea Seele Tanz.
Flamenco
Daniele Zill: Integra desde 2001
como bailarina, coreógrafa e produtora, a premiada Cia de
Flamenco Del Puerto. Atua como
professora de Arte Flamenca, ministrando classes diárias na Escola de Flamenco
Del Puerto.Tem formação conservatorial em
música (piano) e formação acadêmica em Fisioterapia.
Francine La Rubi: Artista flamenca talhada pelas mais competentes mãos da
dança flamenca na Espanha. Ao longo de sua formação como dançarina profissional
estudou em importantes e respeitáveis centros de formação em Madri e Sevilha.
Possui profundo conhecimento da estética na dança, priorisando sempre a pureza e
elegancia no seu baile. Em sua longa carreira artística, que começou quando
tinha apenas 9 anos de idade, atuou em importantes "Tablaos" na Espanha e
exerceu como maestra não somente no Brasil, como em outros países.
Emily Borghetti: Bailarina e Arquiteta, iniciou seus estudos em flamenco
em 1994 na escola Cadica Danças e Ritmos onde desde 2004 ministra aulas de
Flamenco e Fusão e integra a cia de danças apresentando diversos espetáculos que
além do flamenco incluem danças folclóricas brasileiras e latino americanas.
Participou de importantes espetáculos e projetos como o festival de folclore
Folkloriada na Coréia do Sul, série Borghetti na Estrada 2013, foi coreógrafa e
bailarina premiada no festival Porto Alegre em Dança e coreógrafa da comissão de
frente da escola de samba Acadêmicos de Gravataí. Contribuíram para sua formação
também alguns nomes do flamenco internacional como Miguel Alonso, Carlos
Carbonel, Yanina Martinez, Manuel Liñan, Belém Fernandes, entre
outros.
Dança do Ventre
Roberta Malheiros: Graduação em Dança: Licenciatura, UERGS/FUNDARTE (2005).
Especialização em Dança, PUC/RS (2009). Professora da Rede Municipal de Porto
Alegre desde maio/2010. Formação de Dança do Ventre pela Escola Harém, onde atua
como professora e bailarina. Desenvolve sua pesquisa coreográfica em dança,
unindo a dança do ventre e abordagens
contemporâneas.
Priscia
Silvestri: Começou
sua formação em balé clássico, fez cursos de patinação artística, de
interpretação e montagem de espetáculo. É graduada em dança pela Ulbra. Sua
formação em dança do ventre teve como mestras as mais conceituadas profissionais
do estado. Buscando especializar-se cada vez mais nesta área fez cursos em
Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Posadas (AR), Buenos Aires e São Paulo (SP)
com profissionais do Egito, Canadá e EUA. É Proprietária da Escola Mahaila Adma
onde dirigiu diversos espetáculos, além de já ter atuado como bailarina e
coreógrafa em vários eventos de dança. Pesquisadora e defensora da prática de
dança do ventre na infância. Há dois anos iniciou sua aprendizagem na dança de
salão e vem desenvolvendo um trabalho mais específico com a Bachata.
Cristina Soares Melnik:
Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS,
Psicóloga, formanda do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA, com cinco
semestres de Pedagogia da Arte/Dança na UERGS. Tem diversas vivências em dança,
envolvendo aulas e apresentações, com foco na Dança do Ventre, e tem experiência
com aulas de dança e oncologia e com inclusão. É Professora de Dança desde 2000,
Coreógrafa e Dançaterapeuta.
Ballet Clássico
Raul Voges: Formação em Ballet Clássico e Dança Contemporânea em
Porto Alegre/RS e aperfeiçoamento em São Paulo. Professor, Bailarino e
Coreógrafo/Pesquisador. Foi Diretor Artístico e Professor da Fundação Casa da
Pedra/SP e Professor das Oficinas Culturais do Governo do Estado São Paulo.Atua
como professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea em Escolas de Porto
Alegre e Pesquisa Movimento e Dramaturgia paralelamente à Estudos do Corpo
baseados em obras de autores que estudam a Filosofia da Diferença. Bailarino e
intérprete/colaborador na Cia Terpsi Teatro de Dança-POA.
Gabriela Hauqui: Com formação em balé clássico , iniciou seus estudos em
Porto Alegre na escola de balé
Vera Bublitz . há dez anos, é
bailarina do Ballet Concerto. Atuou como solista nos seguintes balés de
repertório: Don Quixote , Copéllia , O Quebra Nozes, La Bayadere, Lago dos
Cisnes, Les Sylphides, A bela Adormecida , Paquita , O Corsário, dentre outros,
também interpretou e interpreta obras neoclássicas e contemporâneas. Em 2012 ,
ganhou o prêmio Açorianos de dança de destaque em Ballet
clássico
Luciana
Paludo: Bailarina (bacharel e licenciada em
Dança), é mestre em artes visuais e doutoranda em educação. Diretora do
Mimese cia de dança-coisa, também faz parte do Coletivo de Dança da Sala
209. Professora da Licenciatura em Dança da UFRGS. Desde 2000 coreografa e
interpreta seus próprios solos e estabelece colaborações com outros artistas, da
dança, da música e das artes visuais. Já coreografou para o Grupo Experimental
de Dança de Porto Alegre e para a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul.
Além das produções individuais, já integrou o elenco da Eduardo Severino cia
de Dança (2010) e da Ânima Cia. de Dança
(2012).
Dança Contemporânea
Raquel
Purper: Formada em Jornalismo pela PUC - RS e em Artes Cênicas -
Habilitação em Direção Teatral pela UFRGS - RS. Possui Mestrado em Artes Cênicas
pela UFRGS, com dissertação na área da Dança. Participou do Grupo Experimental
de Dança de Porto Alegre de 2008 a 2011, atuando como intérprete-criadora em
espetáculos como "Eu me faço simples por você" (2008), "Alguma coisa acontece"
(2009), "Faz de conta que" (2010) e "Pulp Dance" (2010). Atualmente, é
professora do Curso de Licenciatura em Dança da UERGS -
RS.
Juliana Werner: Educadora física, instrutora de Pilates, pesquisadora
do movimento e bailarina contemporânea. Especializanda em Método Pilates e
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, onde desenvolveu sua pesquisa
sobre questões históricas do tango em película homônima de Carlos Saura.
Atualmente desenvolve pesquisa na área de dramaturgia da dança, além de estar
realizando a tradução do livro "The Axis Syllabus - Universal Motor Principles"
de Frey Faust.
Wagner Ferraz: Mestrando em
Educação/UFRGS. Especialista em Educação Especial e em Especialista em Gestão
Cultural. Graduado em Dança. Atuou como Coordenador do Dança do Estado do RS -
IEACEN/SEDAC. Editor do Periódico Eletrônico Informe C3 - www.processoc3.com. Já dirigiu,
coreografou e atuou como bailarino em vários espetáculos, performances,
festivais e mostras de dança sendo premiado várias vezes. Integrou o elenco da
Terpsí Teatro de Dança. Ministrou aulas e oficinas de dança para pessoas com e
sem deficiência. Compõe o júri de festivais de dança e comissões de seleção de
projetos culturais.
Jazz
Jô de Jesus: Bailarina, coreógrafa e
professora de Balé e Jazz. Iniciou seus estudos com Lenita Ruschel. Fundou na
década de 80, o Studio de Dança Jô de Jesus, formando toda uma geração de
bailarinos na Zona Norte da cidade. Estudou com mestres como Jô-Jo Smith, Marli
Tavares, Cecy Frank, Tony Petzhold e Nina Verchinina
Carolina Dias: Formada
em Educação Física (PUCRS/2006); Especialista em Dança (PUCRS/2009); Mestre em
Ciências do Movimento Humano (UFRGS/2011). Iniciou sua trajetória no campo da
dança através da prática do Jazz e do Street dance no ano de 1994.
Atualmente é professora e sócia proprietária da Oito Tempos Danças de Salão de
Porto Alegre.
Edison Garcia:
Bailarino,
Coreógrafo, Mestre de Ballet, Diretor de Cena e Ensaiador de Dança. Pós Graduado em Dança. Diretor, Coreógrafo, Professor e
proprietário da CDEG - Cia de Dança Edison Garcia. Jurado do Carnaval de São
Paulo em 2013 (Quesito Mestre Sala e Porta Bandeira). Foi professor da ULBRA das
disciplinas: Ballet Clássico e Diretrizes, Legislação e Projetos Culturais.
Artigos publicados na FIEP BULLETIN (Federation Internacionale D'education
Physique)
Dança de
Salão
Marcos
Meira: Bailarino,
coreógrafo, educador físico formado UFRGS, palestrante e jurado em festivais de
dança. Dançou em grupos de folclore gaúcho e Internacional, 35 CTG; C. F. I. "Os
Gaúchos" e Grupo Vidança. Professor no Colégio Farroupilha, Projeto
Cidade-Escola de Porto Alegre, Colégio Mãe Admirável, Sogipa, além de cursos de
sapateado gaúcho e argentino. A partir das danças de salão gaúchas (fandango),
ampliou com ritmos mais tradicionais da danças de salão, estudando com renomados
professores. Professor de danças de salão, tango e fandango na Cadica desde
2001.
Tracy Freitas: Com oito anos de formação em ginástica rítmica, graduada
em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil, Mestranda em educação
em Buenos Aires na Universidade Del Salvador. Ministrou aulas e fez
apresentações em diversos congressos pelo país e no exterior (Europa e
América)
A professora, bailarina e
coreógrafa começou a trabalhar com danças de salão no ano de 1998, em shows
eventos e aulas.
Diretora e proprietária do
Clube Da Dança, onde ministra aulas de Salsa, Samba, West Coast Swing, Zouk,
Rueda de Cassino e Forró, coreógrafa da Cia de Dança Tracy Freitas diversas
vezes premiada em festivais.
Laura Rosa: Professora,
bailarina de tango e organizadora da Prática de Tango do CCCEV (Centro Cultural
CEEE Érico Veríssimo). Cientista Social (2006, UFRGS) e Especialista em Dança
(2009, PUCRS),
Laura vem se dedicando ao
estudo do assunto desde 2001. Desde então, além das danças de salão (samba de
gafieira, bolero, forró e salsa) estudou também outras técnicas corporais entre
elas ballet, contato improvisação, axis syllabus e algumas práticas somáticas. Atualmente cursa a
Faculdade de Dança da UFRGS, se dedica ao estudo do tango e ao desenvolvimento
da comunidade tanguera em Porto Alegre.
Novas
Mídias
Diego Mac: Graduado em
Dança, Especialista e Mestre em Poéticas Visuais. Desenvolve pesquisas
poético-teóricas entre dança, cultura popular, imagem e tecnologia. Diretor,
coreógrafo e bailarino do Grupo Gaia – Dança Contemporânea. Diretor artístico da
Muovere Cia. de Dança.
Suzane Weber: PhD em Estudos e
Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/2010), Mestre em
Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel Em Artes Cênicas com Habilitaçao
em Interpretação (1992) UFRGS. É professora adjunta do Departamento de Teatro do
Instituto de Artes da UFRGS. Bolsista da CAPES na area de dança com pesquisa
desenvolvida no Canadá de 2004 a 2010. Atualmente, desenvolve pesquisa nos
seguintes temas : processos de criaçao cenica, praticas artisticas e corporais
de teatro , de dança e performance com enfase em improvisaçao. Como atriz e
bailarina atua em peças de teatro, de dança e performance no Rio Grande do
Sul.
Bruno
Polidoro: Graduado
em Realização Audiovisual, mestre em Comunicação e professor de cinema na
Unisinos. Atua como diretor e diretor de fotografia em filmes, videoartes,
videodanças e programas de televisão. É diretor dos curtas Pela passagem de uma grande dor (2006) e O vazio além da janela (2008), e do longa-metragem Sobre
sete ondas verdes espumantes (2013).
Projetos de Difusão e Centro de
Formação
Débora
Leal: Professora de dança da Rede Municipal de
Porto Alegre, graduada em Educação Física pela ESEF-UFRGS, pós-graduada em Dança
Cênica pelo CEART-UDESC e em Pedagogias do Corpo e da Saúde pela
UFRGS.
Neca
Machado:Professora de dança da Rede Municipal de Ensino,
bailarina e coreógrafa, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em
Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da
Rocha. Participou, entre outros projetos, do I Circuito Brasil Telecom de
Dança,realizado no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, junto a Cia Terpsí
Teatro de Dança. Integrou o Grupo Choreo. Foi supervisora de oficinas de dança
do projeto de Descentralização da SMC e professora do Grupo Experimental de
Dança da Cidade.
Rubiane
Zancan: Professora da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens, e,
graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta. No espaço
artístico atua como intérprete-criadora em dança contemporânea, e, no espaço
acadêmico atua como docente e pesquisadora com foco na relação entre a produção
e a recepção em dança e as confluências com as práticas pedagógicas.