Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

3 de abril de 2013

Galeria dos Arcos recebe 21º Salão Internacional de Desenho para Imprensa





21° SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA
Edição 2013



O Salão Internacional de Desenho para Imprensa, SIDI, visa estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias, que são: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial.

As obras e a mostra de cartazes com um breve histórico do evento estarão expostas na Galeria dos Arcos e 4° andar, respectivamente. Além disso, uma exposição inédita será apresentada na Galeria Iberê Camargo, que acolherá a retrospectiva de trabalhos elaborados por artistas premiados ao longo destes 20 anos.


Durante esse tempo, o Salão se consolidou como um dos principais meios de promoção e divulgação do produto gráfico brasileiro. Já passaram pelo Salão artistas como Santiago, Paulo Caruso, Moa, Guazelli e Edgar Vasques, além de contar com a participação de artistas gráficos da China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, entre outros.

TRABALHOS PREMIADOS E MENÇÕES HONROSAS


PREMIADOS:


Na categoria “Caricatura” o artista premiado foi Fabrício Rodrigues Garcia, “Manohead” com o trabalho intitulado “Milton Nascimento”

Na categoria “Cartum” o artista premiado foi Marcos Leandro Miler com o trabalho intitulado “Intolerência”

Na categoria “Charge” o artista premiado foi Silvano Rosa Gonçalves de Melo com o trabalho intitulado “Conclave”.

Na categoria “História em quadrinhos” o artista premiado foi Carlos Valdir Santos Fereira com o trabalho intitulado “Taverna Imperial”.

Na categoria “Ilustração Editorial” o artista premiado foi Mikhail M. Zlatkovsk com o trabalho intitulado “Editorial 1 from The New Messages daily”.

MENÇÕES HONROSAS:

Na categoria “Caricatura” o artista escolhido foi João Bosco Jacó de Azevedo com o trabalho intitulado “Ariano Suassuna”.

Na categoria “Cartum” o artista escolhido foi Rafael Bittencourt Corrêa com o trabalho intitulado “Natal”.

Na categoria “História em quadrinhos” o artista escolhido foi Rafael Anderson Bezerra com o trabalho intitulado “Deprê Family”.

Na categoria “Charge” o artista escolhido foi Eder Santos com o trabalho intitulado “Inimigos da paz”.

Na categoria “Ilustração Editorial” o artista escolhido foi André Simões Debs com o trabalho intitulado “Painel Yeah”.
_____________

Neste ano, o júri de seleção dos trabalhos foi composto por Edgar Vasquez, Leandro Roberto Bierhals Bezerra e Fernando Jorge de Freitas Uberti.

O júri de premiação contou com a participação de Neltair Rebes Abreu, Pedro Antonio Ribeiro Alice e Lisandro Santos.