Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

5 de abril de 2013

IBM e Procempa projetam Cidade Cognitiva

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Capital foi uma das 31 cidades no mundo escolhidas para desenvolver o projeto
Capital foi uma das 31 cidades no mundo escolhidas para desenvolver o projeto
Na próxima terça-feira, 09, a Procempa receberá comitiva de executivos da IBM para tratar sobre o projeto Smarter Cities Challenge (SCC). Oito representantes de seis países diferentes se reunirão com a presidência da companhia para abordar a criação de um sistema capaz de simular impactos antes de tomadas de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento Participativo.

Esse projeto, chamado de Cidade Cognitiva – capaz de organizar informações para avaliar o impacto futuro–-, será desenvolvido pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL). O objetivo do desafio é transformar Porto Alegre em uma cidade cognitiva, com uma grande participação on-line e off-line de todos os setores para a construção da cidade de forma inovadora, colaborativa, aberta e inteligente.
Porto Alegre foi uma das escolhidas para receber o SCC
A Capital gaúcha foi uma das 31 cidades no mundo escolhidas para receber o SCC em 2013. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati durante o Smarter Cities Challange Summit, em Nova York, que ocorreu em novembro de 2012.

No Brasil, duas cidades já receberam a iniciativa: Rio de Janeiro (entre 2010 e 2011) e Curitiba (em 2012).


/procempa /tecnologia
Texto de: Ana Madeira
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.