Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

2 de abril de 2013

Secretária-adjunta do Povo Negro busca solução para quilombolas

02/04/2013 08:30:00

Foto: Divulgação/PMPA
Secretários se reúnem para resolver questões do Quilombo da Família Silva
Secretários se reúnem para resolver questões do Quilombo da Família Silva
A secretária-adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto, reuniu-se na última quinta-feira, 27, com os secretários municipais de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio e da Fazenda, Roberto Bertoncini, para discutir questões relacionadas à situação do Quilombo da Família Silva, localizado no bairro Três Figueiras. Participou do encontro, também, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), José Rui Tagliapietra.

Desde 2010, aquela comunidade sofre pressão para deixar o local, além de ter uma grande dívida de impostos municipais. Na oportunidade, foram sugeridas diversas ações para solucionar o impasse como, por exemplo, a criação de um Projeto de Lei de Remissão, para perdoar a dívida dos impostos, além da futura isenção dos mesmos.
A situação dos demais quilombos: Alpes, Areal da Baronesa e Família Fidélix também esteve na pauta da reunião. A secretária Elisete Moretto acredita que tudo se encaminha para que as solicitações da comunidade quilombola, em geral, sejam atendidas. “Estamos fazendo uma série de reuniões para dar andamento aos processos, acredito que teremos êxito em nossas pretensões”, afirmou a secretária.
Para o secretário Luciano Marcantônio, a exemplo do que já foi encaminhado para os povos indígenas, a solução para as comunidade quilombolas é uma questão de tempo. "O que queremos é que todos tenham suas situações regularizadas e possam seguir suas vidas em plena paz, com dignidade e respeito, direito de todo ser humano", concluiu Marcantonio.


/povonegro
Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.