Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

24 de abril de 2013

Dia 24 de abril - Dia do Churrasco



"Churrasco" é um termo que aparece, originariamente, tanto no idioma espanhol quanto no português e em ambos se referem à porção de carne, ou pequeno animal, sem tempero, assados geralmente ao calor da brasa, em espeto ou sobre grelha.
Segundo João Cezimba, patrono do tradicionalismo gaúcho, o churrasco é definido como a alimentação rio-grandense, especialmente do homem rural, e era tão simples quanto substancial.
Ninguém sabe ao certo a origem do churrasco, há quem diga que os homo-sapiens foram os primeiros a degustar uma carne, claro que não exatamente como conhecemos, e só após o domínio do fogo.
Acredita-se, também, que os índios que habitavam a costa do continente americano tenham descoberto uma maneira deliciosa de preparar a carne de animais que caçavam, já que não havia bois na época, e que a partir daí houve a evolução do preparo do churrasco.
Entende-se que os índios moqueavam a carne, ou seja, chamuscavam por fora e deixavam-na crua por dentro, era temperada com as cinzas do braseiro e assada ao ar livre, numa fogueira, normalmente sobre pedras, com auxílio de uma grelha feita de madeira verde. Ainda hoje, este processo é usado para tirar a catinga das carnes de caça ou para conservar as carnes em viagem.
O reconhecimento e a conseqüente ligação feita entre o gaúcho e o churrasco fizeram com que uma palavra soe como sinônimo da outra. Por essa característica é que o Churrasco foi instituído pela Lei 11.929/03 como o prato típico do Estado Rio Grande do Sul, devendo ser comemorado todo o dia 24 de abril o “dia do churrasco”.