Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de abril de 2013

Inauguração de cozinha comunitária abre Semana de Povos Indígenas

Foto: Divulgação/PMPA
Semana Municipal dos Povos Indígenas segue com várias ações até o dia 26
Semana Municipal dos Povos Indígenas segue com várias ações até o dia 26
A abertura da Semana Municipal dos Povos Indígenas será nesta sexta-feira, 19 de abril, às 9h30, com a inauguração da Cozinha Comunitária Kaingang, na Aldeia Fág Nhin, parada 25 da Lomba do Pinheiro. Com a presença de autoridades indígenas e não indígenas locais, será concretizado o sonho das mulheres kaingang, de resgatar a forma tradicional e coletiva de produzir alimentos, permitindo às famílias uma alimentação mais saudável. Na oportunidade, serão compartilhados alimentos típicos da cultura kaingang.
Para o cacique Samuel da Silva, será uma conquista importante e representativa para todos os indígenas de Porto Alegre. Conforme Rejane Fontoura, da Coordenadoria Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, "essa é a única cozinha comunitária com nosso apoio situada em uma aldeia indígena". Já a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas (NPPI), Rosa Maris Rosado, afirma que se trata de um momento relevante para a cidade, de visibilidade das culturas dos povos originários e de reafirmação de identidades étnicas.

Após os discursos, a festa terá sequência ao longo de todo o dia, com apresentação de música e danças típicas e oferecimento de petiscos especialmente preparados nas novas instalações, com ingredientes do cultivo local nas iguarias da culinária kaingang.

A Semana Municipal dos Povos Indígenas segue com várias ações até o dia 26 de abril. Entre as atividades previstas estão formações pegagógicas em escolas públicas, festas tradicionais nas comunidades indígenas, visitas das escolas às aldeias, torneio indígena guarani de futebol, abertura da exposição "Kyringüé" no Museu de Porto Alegre, no dia 24 de abril.
A Semana
A Semana Municipal dos Povos Indígenas contempla a produção cultural das comunidades presentes em Porto Alegre, divulgando suas culturas junto à sociedade, conforme Lei Municipal nº 8.114/98. Assim, com apoio do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, anualmente, em abril, os indígenas promovem suas festas tradicionais, bem como se envolvem em formações pedagógicas nas escolas e em outras manifestações públicas, como seminários, palestras e apresentações artísticas.


/direitos_humanos
Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.