Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de fevereiro de 2014

2° Encontro Nacional de Gestores de Fomento à Cultura



A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) sedia o 2º Encontro Nacional de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura a partir desta quinta-feira (13/02) até sábado (15/02), em Pernambuco. O evento reúne representantes de Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além da presença do Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), Américo Córdula.
O encontro visa a troca de experiências sobre programas e fundos estaduais de incentivo à cultura e debate sobre a Lei n°6722/2010, Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura). Denise Pereira e Rafael Balle representam a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul no evento.
De acordo com o secretário da SPC, Américo Córdula, o Encontro Nacional de Gestores será uma grande oportunidade para atualizar os presentes sobre as estratégias da Secretaria de Políticas Culturais do MinC para este ano. “Essa reunião discute, principalmente, como o fomento está se aplicando dentro dos estados. É uma expectativa muito grande, pois muitos possuem suas leis de incentivo, mas na verdade é o Fundo Nacional de Cultura que sustenta todo o Sistema Nacional de Cultura (SNC), cabendo ao MinC discutir e esclarecer como será a transferência desses recursos para os demais órgãos federados”, declara.
“Ano passado, fomos com uma expressiva comitiva de delegados pernambucanos à Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Lá, criamos a rede de gestores públicos de Cultura com objetivo de debater e aprimorar modelos de gestão para os fundos de Cultura, sobretudo as regras e funcionamento da Lei do Procultura. O objetivo é sairmos deste encontro, aqui no Recife, ainda mais fortalecidos e afinados para este novo cenário que se apresenta nos estados e no país”, diz o secretário de Cultura, Marcelo Canuto.
Texto: Álvaro Júnior / Ascom RRNE/MinC (com informações da Fundarpe)
Edição: Asscom Sedac