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27 de fevereiro de 2014

Prefeitura finaliza infraestrutura do Porto Seco para o Carnaval

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Complexo Cultural na zona Norte será iluminado por 26 torres
Complexo Cultural na zona Norte será iluminado por 26 torres
Equipes de servidores de diversas secretarias municipais estão finalizando os trabalhos de infraestrutura para a realização do Carnaval de Porto Alegre 2014. Para os quatro dias de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco a Prefeitura de Porto Alegre realizou serviços de manutenção, instalação de pontos de abastecimento de água e estrutura de iluminação, podas e plantio de árvores. Além disso, as equipes de monitoramento de trânsito já foram definidas, bem como as de fiscalização de comércio e vigilância sanitária. Para chegar ao local estarão disponíveis cinco linhas de ônibus e quatro de lotação. Uma Unidade de Pronto Atendimento Avançada, duas unidades móveis do Samu e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estarão presentes no sambódromo. Haverá atendimento permanente para mulheres vítimas da violência.
 
O complexo irá receber um público total de 13,4 mil pessoas por noite, sendo 8,6 mil nas arquibancadas, 700 nos dois Centros de Hospitalidade (HC), 640 nas frisas e 2.390 nos camarotes. Estarão também presentes 370 convidados da Prefeitura e das entidades carnavalescas. Os credenciados de imprensa somam cerca de 700. Pela pista de 341 metros desfilarão 11 escolas do Grupo Especial nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, além das duas tribos e sete escolas do Grupo Intermediário-A e das outras seis escolas do Grupo de Acesso, nos dias 2 e 3 de março. A segurança pública será feita pela Brigada Militar, que terá no local 430 soldados.
 
Um total de 26 torres, com 15 metros de altura cada, iluminará o Complexo Cultural. O acesso será controlado por 31 catracas. Todas as formas de ingresso (ticket de arquibancada, pulseiras para convidados dos camarotes e credenciais de imprensa e convidados ou funcionários do evento) terão monitoramento via computador, para medição em tempo real da capacidade de público em cada local.

Comunicação e cobertura de imprensa - O Gabinete de Comunicação Social terá equipe de jornalistas para reportagem, edição, foto e tv na cobertura das quatro noites de carnaval e, por intermédio do #PoaDigital, estará fazendo a cobertura on-line pelas redes sociais digitais. Você pode acompanhar as informações pelos canais da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/prefpoa), Twitter (@Prefeitura_Poa), Instagram (@prefeitura_poa) Acompanhe também a hashtag #CarnavalPoa2014.
 
Estacionamento da EPTC – Para quem vai de carro ao Carnaval, uma das alternativas pode ser o estacionamento da EPTC localizado na Av. Plínio Kroeff, esquina com a Av. 1937. O espaço ficará aberto ao público a partir das 18h até o término dos desfiles. O valor é R$ 15 para carros e R$ 10 para motos.
 
Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificará o monitoramento ao trânsito na região do Complexo Cultural Porto Seco (Av. Plínio Kroeff, s/nº), na zona Norte. Ao todo, serão 80 agentes responsáveis por organizar a circulação no local. Bloqueios e desvios poderão ser realizados para agilizar a fluidez do local. O atendimento por táxis será ampliado no entorno do Sambódromo. Durante as noites do desfile, será reforçado o serviço de ônibus. Além das linhas habituais, serão disponibilizadas linhas com atendimento especial para o Carnaval. 
 
Ônibus – No domingo, 2, a frota de ônibus da Capital circula com passe livre até a meia noite.
 
Linha Especial – A Carris destacou a linha T6.1 para levar os foliões ao Complexo do Porto Seco, na zona Norte da Capital. Serão 16 ônibus tabelados pela EPTC. Destes, cerca de 10 são articulados. A operação começa às 18h e vai até às 10h da manhã do dia seguinte, nos dias 28 de fevereiro e 1°, 2 e 3 de março. A  partir das 19h até o final do evento.
 
Confira o itinerário da linha T6.1
 
Sul/Norte
 
Terminal Sul Azenha
Terminal Azenha
Av. Bento Goncalves
R Domingos Crescêncio
Av. Joao Pessoa
Av. Ipiranga
R Ramiro Barcelos
Av. Protásio Alves (p.excl.central )
Av. Protásio Alves
R Dr. Otavio Santos
R Guadalajara
R Paul Harris
R Duarte Andrade Soares
R Prof. Bertrand Russel
R Cruz Jobim
R Lopes Teixeira
R Gomes de Freitas
Av. Baltazar de Oliveira Garcia
R Lydia Moschetti
R Carlos Estevão
Av. Manoel Elias
Av. Dante Angelo Pilla
Av. Plinio Kroeff
Retorno na mesma
Av. Plinio Kroeff
Av. Dante Angelo Pilla
Av. Baltazar de Oliveira Garcia
Av. Martim Felix Berta
Av. Adelino Ferreira Jardim
Terminal Bairro Adelino F. Jardim

Outras linhas de ônibus
 
E10/E10.1 – Restinga/Carnaval (Via Lomba)
Saindo do terminal da Restinga Nova até o Complexo Cultural Porto Seco. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme demanda no local. Itinerário: Av. João Antônio da Silveira, Av. João De Oliveira Remião (Lomba do Pinheiro - parada 21), Av. Bento Gonçalves, Av. Antônio de Carvalho, Av. Protásio Alves, Av. Manoel Elias e Av. Plínio Kroeff. A partir das 20h20 às 0h20 saindo do terminal da Restinga Nova até a pista de evento. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme a demanda no local.
 
E33 – Centro/Evento (Via Sertório)
Linha Especial Carnaval partindo do Centro. Serão dois veículos para fazer o deslocamento do Centro para o Sambódromo e três veículos a disposição para fazer o atendimento no final do evento. Itinerário: Av. Farrapos, Av. Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroeff. Deslocamento do Centro para o Porto Seco a partir das 16h e veículos à disposição para fazer o atendimento no final do evento.
 
633 – Costa e Silva
Funcionará com tabela de horário normal, com acréscimo de viagens durante a madrugada. Itinerário: Av. Farrapos, Av. Assis Brasil, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroeff.
 
B02 – Leopoldina/Aeroporto
Funcionará com tabela de horário normal, com acréscimo de viagens no final da operação para atender aos usuários do Trensurb. Itinerário: Aeroporto Salgado Filho, Av. Severo Dullius, Rua Dique, Av. Sertório, Av. Assis Brasil, Av. Francisco Silveira Bittencourt, Av. Plínio Kroeff.
 
Lotações - Petrópolis/Fapa; Sarandi; Parque dos Maias e Jardim Leopoldina
 
Outras informações
 
Fone 156
 
Saúde – Uma Unidade Pronto-Atendimento (UPA) Avançada estará instalada no Porto Seco durante os dias de Carnaval. O atendimento à saúde contará ainda com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – uma de suporte básico e outra de baixa complexidade, com equipe apta a prestar o primeiro atendimento, no local bem como remover os usuários, para locais de atendimento de média e alta complexidade, conforme avaliação de necessidade. A coordenadoria de vigilância sanitária estará fiscalizando o comércio de alimentos durante o Carnaval. Além da estrutura de urgência e emergência, que já entrou em ação na Muamba, a SMS manterá na área do Porto Seco um estande com 100m², instalado próximo à praça de alimentação. É neste espaço que os profissionais da SMS realizarão atividades de promoção e prevenção em saúde, como:   
 
- Espaço Kids: recreacionistas conduzirão as brincadeiras ligadas as boas praticas de saúde.
- Telas de TV exibirão os desfiles, e nos intervalos, vídeos educativos sobre saúde.   
- Aulas de dança com coreografias baseadas em medidas de prevenção, como higienização das mãos, combate ao preconceito, combate à dengue e doenças como a tuberculose.
-  Dicas sobre hidratação, alimentação, atividades físicas, combate ao fumo e ao álcool. 
- Concurso musical, nos mais variados estilos, em que a pessoa é desafiada a criar uma música com base em alguma palavra ligada aos temas da saúde.
- No intervalo entre a passagem das escolas, um carro da SMS "desfilará" exibindo um outdoor móvel e tocando o samba enredo da secretaria da Saúde com dicas sobre saúde.

Também estarão disponíveis equipamentos para distribuição gratuíta de preservativos nos acessos às arquibancadas. Agentes da SMS, especialmente as equipes da Área Técnica de DST/AIDS, participarão do desfile do Bloco da saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. O Bloco desfilará na sexta e no sábado e também no dia 8 de março
 
No dia 8, data do desfile das campeãs e também Dia Internacional da Mulher, serão feitas ações direcionadas a saúde da mulher, com distribuição de materiais informativos e explicações sobre o uso da camisinha feminina. As TVs do estande exibirão os desfiles e também vídeos de campanhas de conscientização.

Assistência Social – Os serviços de abordagem social serão mantidos normalmente nos sábados, domingos e feriados. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) também vai integrar o EVESCA – Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que vai funcionar no Porto Seco nos dias de carnaval.
 
Atendimento às mulheres vítimas de violência – O atendimento se dará através de um ônibus adaptado na região do Porto Seco das 19h do dia 28/02 às 5h do dia 01/03, numa ação conjunta da Secretaria Adjunta da Mulher e Secretaria de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul, com técnicos especializados do Centro de Referência de Porto Alegre e do Estado.
 
Fiscalização – A Secretaria Municipal da produção, Indústria e Comércio (Smic) ao longo desta semana está fazendo a demarcação prévia das áreas de contenção, orientando comerciantes ambulantes sobre locais e produtos permitidos e alertando aos comerciantes de bares no entorno do Complexo Cultural sobre a  vedação de comercialização de bebidas alcoólicas em vasilhame de vidro, bem como apreendendo mercadorias e equipamentos irregulares. Haverá plantões e ações de fiscalização durante os quatro dias do evento nas áreas de contenção e entorno.
 
Guarda Municipal – Equipe de agentes estará durante todo o Carnaval realizando patrulhamento no Porto Seco. A Operação Carnaval 2014 contará com a ação de viaturas no local. O desfile das escolas do Grupo Principal contará com a segurança e o reforço também se estende ao término das apresentações, quando haverá patrulhas para fazer a guarnição. O trabalho da Guarda Municipal é focado na manutenção do ordenamento urbano, monitoramento e orientação da movimentação dos participantes e garantia do bem-estar dos foliões.
 
Videomonitoramento – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) estará acompanhando as atividades no Complexo Cultural do Porto Seco por meio de oito câmeras. Com o videomonitoramento será possível ver a movimentação dos foliões, entrada e saída do público e de material das escolas, dispersão, concentração, praça de alimentação e arquibancadas. As imagens serão comandadas diretamente do centro, por agentes da Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Como a segurança dentro do complexo é responsabilidade da Brigada Militar, qualquer situação de risco que for visualizada será notificada para os agentes do local, para atendimento da ocorrência. Além das câmeras internas, a segurança do Carnaval também é garantida por câmeras nos acessos do público, na Avenida Plínio Kroeff, e na Av. Baltazar de Oliveira Garcia com Manoel Elias, principal ponto de acesso para motoristas e onde vão circular as linhas e transporte coletivo que vão atender o Carnaval. As câmeras estão localizadas nos portões (fundos 1 e 2) ; dispersão; concentração; praça de alimentação; portão principal; arquibancada e dispersão relógio.
 
Alimentação – O espaço Butekão do Samba tem capacidade para atender três mil pessoas. No local, grupos de pagode e samba se alternarão durantes as noites de desfile. Já a praça de alimentação suportará cinco mil pessoas, ambos com sanitários extras. Em toda extensão da pista haverá 13 quiosques de alimentação, localizados atrás das arquibancadas. A  Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde, que estará com equipe no local, aconselha os foliões a só consumirem alimentos na área licenciada e de comerciantes licenciados. Alimentos consumidos fora da praça de alimentação não são fiscalizados, têm origem duvidosa e podem colocar em risco a saúde do consumidor.

Objetos e alimentos permitidos - Nas  arquibancadas, frisas e camarotes é proibido entrar com bebidas (qualquer tipo de bebida deve ser comprada na área de alimentação do complexo); garrafas; latinhas (refrigerante, cerveja etc.); guarda-chuva grande (sombrinhas e guarda-chuvas pequenos estão liberados); talheres (talheres de plástico estão liberados); objetos pontiagudos de qualquer espécie; bandeiras com mastros e vidros. Dentro dos camarotes é permitida a entrada de bebidas em lata, desde que da marca do patrocinador do evento. A segurança será feita pela Brigada Militar. Portanto quaisquer objetos não permitidos no evento serão barrados na entrada.

Limpeza – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará serviço de varrição e remoção nos quatro dias de evento a partir das 17h até o encerramento entre 8h ou 9h da manhã, conforme programação das escolas.Para a pista principal foram escalados 28 operários da Cootravipa que farão a varrição após o desfile das escolas. No entorno e demais dependências do complexo estarão outros 30 operários da Cootravipa para a varrição e limpeza. Além disso, o departamento contará com 13 apoiadores, distribuídos em tarefas antes, durante e após os desfiles das escolas. Estarão ainda no local, três caminhões e dois contêineres.
 
Abastecimento de Água – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está instalando no Complexo Cultural do Porto Seco pontos de abastecimento de água nos locais onde os organizadores do evento solicitaram e, para casos emergenciais, manterá em regime de plantão, um caminhão-tanque com  água potável. Além disso, uma equipe do Departamento estará de plantão, nas noites dos desfiles, para realizar eventuais manutenções nos ramais de água disponibilizados.
 
Iluminação – O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) já realizou a revisão geral da iluminação interna do Complexo Cultural Porto Seco, no estacionamento da frente, das vias do entorno e de acesso ao local do evento. A Smov também foi responsável pela contratação, fiscalização e acompanhamento da montagem dos equipamentos necessários para atender às necessidades de energia elétrica e iluminação do evento.
 
Pavimentação – A Divisão de Conservação de Vias Urbanas da Smov realizou a ampliação do estacionamento, com área destinada a deficientes, alargamento do espaço atrás dos barracões e manutenção da pista e aplicação de asfalto em áreas dentro do Complexo Cultural. 
 
Meio Ambiente – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) está executando a poda de liberação de semáforos e placas de trânsito nas ruas de maior fluxo no entorno da área do Porto Seco. Também foi executado  plantio na Avenida Plínio Kroeff, de 120 mudas nativas, além de outras 300 mudas nas ruas do entorno da Nova Vila Dique.
 
Clique aqui para informações sobre a apresentação das escolas do Grupo Especial.

Ingressos durante os dias de desfile - Estarão disponíveis para venda nas bilheterias do Compexo Cultural do Porto Seco, nos dias dos desfiles, a partir das 18h. O preço para os desfiles do grupo especial, dias 28 e 1° de março e para o Desfile das Campeãs, dia 8 de março, será de R$ 10. Crianças até seis anos não pagam ingresso e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Nos demais dias a entrada será franca.
 
Desfile Oficial do Grupo Especial  
 
28 de Fevereiro
 
Escolas - Horário de início do desfile                                               
Imperatriz Leopoldense - 22:10  
Academia de Samba Puro - 23:45                    
Unidos de Vila Isabel - 01:05
União da Vila do IAPI - 02:25
Estado Maior da Restinga  - 03:45
Bambas da Orgia - 05:05
 
1º de Março
Escolas - Horário de início do desfile
    
Esporte Dá Samba - 21:30
Imperatriz Dona Leopoldina - 23:00
Embaixadores do Ritmo - 00:20
Acadêmicos de Gravatai - 01:40
Império da Zona Norte - 03:00
Imperadores do Samba - 04:20
Complexo Cultural do Porto Seco em números
Pista – 341 m para desfile
Largura total – 16 m, sendo 12 m de área de desfile

ArquibancadasComprimento: 360 m
Altura mínima desde o chão: 1,5 m
Setores: 7
Degraus (por setor): 12
Resistência: 800kg/m2
Capacidade utilizada das arquibancadas: 8.600 pessoas (reduzida desde os 9.700 tecnicamente possíveis)

Outras dependências

HC (Hospitality Center, na sigla inglesa): 700 pessoas – área total de 400m2. Os Centros de Hospitalidade são um misto de camarote e arquibancada, localizados nos dois lados da concentração, onde se iniciam os desfiles.
Camarotes: 2.390 pessoas – área média de 9m2 – resistência 400kg/m2
Frisas: 640 pessoas – total de 80 unidades, cada uma com 6m2

Gastronomia (todos dotados de sanitários próprios)Butekão do Samba: 3 mil pessoas – área de 1.200m2
Praça de Alimentação: 5 mil pessoas – área de 1.500m2 e 17 estandes

Alimentação na área das Arquibancadas13 quiosques de 25m2 cada e um restaurante de 100m2, com cardápio variado

Controles de Acesso
31 catracas
4 controladores manuais para veículos
38.100 ingressos papel moeda, criptografia 2D, holografia 3D, tinta UV com reagente a luz ultra-violeta
2.130 credenciais com controle eletrônico
22.330 pulseiras para camarotes e HC com controle eletrônico
1.700 credenciais de veículos com controle eletrônico

Iluminação
Torres: 26 – com 15m de altura cada
Refletores: 5 por torre
Potência individual: 2000w
Tipo de lâmpada: HQI (Halógena Quartz Iodo)
Geradores: 2 trifásicos (2 em stand by) 1.100 KvAs
Transformadores: 2 (300KvAs)
Potência (somada): 1.100Kva
Luminosidade (pista): 1.600 Lux
Luminosidade (concentração): 1.200 Lux


/carnaval
Texto de: Jandira Feijó
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.