Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de fevereiro de 2014

Esporte Dá Samba abre segunda noite do Carnaval da Capital

Mais de 3,5 mil crianças, adolescentes e terceira idade de cerca de 70 comunicadades desfilarão neste sábado, 1º, a partir das 20h30, pela escola de samba mirim Esporte Dá Samba no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte da cidade. A entidade da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) abre sempre a segunda noite do Carnaval da Capital e terá este ano como enredo "O amor é a melhor herança. Educação para as crianças".

O programa assistencial da SME proporciona a inclusão social pelo esporte e pela cultura, com o objetivo de uma integração maior com o Carnaval da Capital, realizando, muitas vezes, o sonho de várias crianças da comunidade carente. A escola mirim Esporte Dá Samba é mantida pelo talento de seus integrantes e do entusiasmo proporcionado ao público.

A inspiração deste ano para o Carnaval da criançada do Esporte dá Samba foi "O amor é a melhor herança. Educação para as crianças". O tema enredo deste ano teve o propósito de estimular as crianças a estudar cada vez mais. A representação lúdica foi feita por meio de desenhos animados como: a mula sem cabeça, o boi da cara preta, o bicho papão - os monstrinhos da propaganda institucional do Grupo RBS.

Esporte Dá Samba - A escola de samba mirim Esporte Dá Samba foi fundada em 2005 pelo então secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz . Tem o propósito de desenvolver e manter uma escola de samba formada por crianças de cerca de 70 comunidades envolvidas nos projetos sociais da SME. Crianças com deficiência também integram sua bateria. Esse programa promove a inclusão social pelo esporte e pela cultura, com o objetivo de uma integração maior com o Carnaval da Capital.
O tema enredo de 2014:
O amor é a melhor herança. Educação para as crianças.

Era uma vez, um magnífico e poderoso rei, muito alegre e divertido conhecido como o rei do sorriso, numa maravilhosa terra de encantos e magias, onde o céu se coloria todos os dias, e a madrugada espelhava o sorriso dos rostos. Neste fabuloso reino, é feito uma grande festa, de ano em ano, celebrada e regida pelo nosso rei amado e gordinho, tudo feito com muito carinho, até mesmo os nossos travessos e terríveis monstrinhos vieram participar e mostrar como é importante ensinar, com a arte do amar, é possível sim educar, então vamos juntos cantar: "Isso só pode ser coisa da educação, monstrinhos e crianças na mesma canção !".

Vamos fazer dessa uma historia real, e não só um conto literal, vamos aprender com os monstrinhos, se preocupando com a educação dos  filhotinhos, é pensando no futuro, que mais uma vez não seguro minha voz e vou cantar: O amor é a melhor herança. Cuide das crianças, tem sapeca na avenida quem quiser vem ver! Tem esporte dá samba sambando com você!

Confira o samba enredo para o Carvanal 2014:

O amor é a melhor herança!
Compositores:
Vinicius Brito/Vinicius Maroni/ Saimon/ Arilson Trindade e Rafael Tubino

TEM SAPECA NA AVENIDA
QUEM QUISER VEM VER!
TEM ESPORTE DÁ SAMBA
SAMBANDO COM VOCÊ!

Boi, boi, boi,
“Boi da Cara Preta”
A nossa turma não tem medo de careta
E vem brincar feliz, no carnaval e diz:
Que tem “Boizinho” caindo na folia
De noite, de dia, tem Bruxa também,
Sorrindo e fazendo feitiço do bem

CHEGA MAIS, BICHO-PAPÃO.
LEVANTA A MÃO PELA A EDUCAÇÃO

Que precisa de respostas
E toda criança na escola
A “Mula Sem Cabeça” chegou pra contar
Que as “Mulinhas” tem que se dedicar
Ciranda, cirandinha no recreio pra lembrar.
Que até o “Capeta” mandou estudar

MONSTRINHOS, CRIANÇAS
NA MESMA CANÇÃO,
JUNTINHOS PELA A EDUCAÇÃO!

Clique aqui para ouvir o samba-enredo


/esportes
Texto de: José Alfredo Possas
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.