Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de fevereiro de 2014

Atelier Livre oferece curso inédito sobre curadoria

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Visita à Pinacoteca Ruben Berta está no programa
Visita à Pinacoteca Ruben Berta está no programa
O Atelier Livre da Secretaria da Cultura abre inscrições para um curso inédito: Curadoria – história, teoria e prática. O novo curso, ministrado pelo professor José Francisco Alves, passa a ser oferecido semestralmente de forma regular.  No curriculo, a função do curador e a elaboração e realização de um projeto curatorial. Trata-se de oportunidade única para estudo e conhecimento dos fundamentos teóricos, práticos e administrativos da curadoria como atividade profissional e a organização e administração de projetos de exposição e acervos artísticos. Também consta do programa, o estudo e a visita a coleções públicas como a da recém inaugurada Pinacoteca Rubem Berta.

As  inscrições vão até até 12 de março.  As aulas serão sempre às quartas-feiras, das 19 as 22h com encerramento previsto para 25 de junho. O valor do investimento é de R$ 200. As inscrições devem ser feitas no Atelier Livre, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, 607. 

Outras informações pelo telefone (51) 3289.8056, alivre@smc.prefpoa.com.br e no site http://atelierlivre.wordpress.com/

Currículo - Elaboração de projeto curatorial: Um dos projetos de exposições elaborados pelos alunos no curso será escolhido e realizado na Galeria Duque – Espaço Cultural, em Porto Alegre. Além dos estudos em aula, os alunos irão visitar museus e instituições afins que colecionem artes plásticas. O objetivo das atividades externas será o conhecimento in loco dessas respectivas reservas técnicas (de acesso restrito) e o contato direto com os responsáveis desses acervos, com vistas ao entendimento dos objetivos, dia-a-dia, características e demais desafios em se colecionar e manter acervos, públicos, privados e particulares.

Programa do Curso
• A “Era dos Curadores”: Curadoria e exposições temporárias. Em que consiste um Projeto Curatorial – modelos de curadoria. O Curador Independente, origens, funções, formação e o papel desse tipo de curador. As mostras de arte individuais, coletivas, projetos, o modelo Salão, o modelo Bienal.

• Curadoria e Museu. Histórico, atribuições, funções e responsabilidades do Curador de Acervo. Organismos nacionais e internacionais de curadores, ética profissional. Exposições de Acervo: as mostras “permanentes” versus temporárias, política curatorial, pesquisa. Política de aquisição (compra, empréstimo, doações), Comissões de Acervo, política de publicações/boletins. Os “pacotes” – as exposições externas ao museu, como avaliar essas iniciativas;

• Aspectos práticos e legais da arte como profissão, do conhecimento dos pressupostos legais e/ou éticos das profissões envolvidas (marchand, galerista, restaurador, museólogo, arquiteto, etc.), com o artista e com as coleções de arte. Enfoque específico em Direitos Autorais e Artes Plásticas. A reprodução de obras de arte por museus, limites, questões éticas e legais. Modelos jurídicos de instituição museológica, Associações de Amigos;

• O Mercado de Arte. No que consiste, histórico do mercado de arte no Brasil e RS. A expertise, as autenticações, fraudes, falsificações. Diferenças entre galerista, marchand, negociante de arte, leiloeiro, etc.

• Sobre conservação da arte (enfoques teóricos), com ênfase nos problemas de conservação da arte contemporânea;

• Museologia e Museografia. A gestão dos museus, Diagnóstico Museológico, Plano Museológico, Expografia, etc. Instituições e seus papéis, IBRAM, ICOM, MinC, Editais, etc. Organismos envolvidos e análogos, como o Iphan e Icomos.

• Projetos Educativos em museus de arte. Conceitos, enfoques e história dos projetos pedagógicos em exposições de arte.

O ministrante - José Francisco Alves é doutor e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte, Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e Bacharel em Escultura. Entre os livros publicados o último é “Stockinger – Vida e Obra” (MultiArte, 2012). O professor tem publicado também artigos em livros, revistas e jornais do Brasil, EUA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile e Uruguai, bem como ministrado cursos e palestras em diversos países. Também realizou curadorias em diversas instituições, como a Bienal do Mercosul, tendo sido ainda o primeiro Curador-Chefe da história do Margs (2011-2013). Até abril de 2014, encontra-se em exibição no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Curitiba) a exposição de sua curadoria “A Geodésia museológica”.

A Galeria Duque – Espaço Cultural é um dos novos espaços para a arte em Porto Alegre, se consolidando com importantes mostras, como a retrospectiva de Danúbio Gonçalves em 2013.
http://www.galeriaespacoculturalduque.com.br/

O Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre é uma escola de arte criada em 1961 pela prefeitura, instalada no Centrio Municipal de Cultura, Arte e  Lazer, Lupícínio Robrigues. Oferece diversos cursos e oficinas.
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.